segunda-feira, 26 de maio de 2014

“Programa Silvio Santos”: Apresentador deita e rola ao assumir liderança no Ibope em confronto com “Superstar”, da Globo


Dizer que Silvio Santos deve estar rindo à toa seria redundância. O sorriso constante é uma marca do dono do SBT e um dos apresentadores mais carismático da televisão brasileira. Mas no momento ele está tendo um motivo a mais para deitar e rolar: pela quarta semana consecutiva o seu “Programa Silvio Santos” assume a liderança da audiência, deixando como vice “Superstar”, competição musical da Rede Globo.

Nesse domingo (25), das 23h12 à meia-noite e um minuto, o SBT registrou 13 pontos de média, contra 11 pontos da concorrente, segundo o Ibope. No total foram 18% a mais de audiência, fechando o mês de maio com a liderança isolada. Curiosamente, no primeiro domingo do mês, dia 4, Silvio Santos já se mostrava inspirado, provocando a concorrência, conforme registrei em minha timeline no Facebook. Primeiro o apresentador largou essa pérola para suas bailarinas: “Vocês são muito mais bonitas do que aquelas meninas lá do Faustão”. E, após gargalhar com o quadro “Cassetadas Engraçadas”, mandou mais um recado para Fausto Silva: “Essas, sim, são engraçadas, não são aquelas cassetadinhas lá do Faustão. Ele bobeou, eu fui lá e comprei as melhores”.

Silvio ainda não conseguiu bater o “Domingão do Faustão”, mas, fazendo exatamente tudo o que sempre fez em seu programa, está deixando o “Superstar” cada vez mais fora do ritmo. O que se leva a concluir que não foi o programa do SBT que melhorou, e sim a atração da Globo que não está agradando. E motivos para isso não faltam. Desde a estreia, as regras da competição nunca ficaram claras para o público. A própria apresentadora, Fernanda Lima, parece confusa no palco. A tal interatividade com o público via internet não funciona como deveria, provocando comentários nas redes sociais de que é manipulada. E entre os jurados, Dinho Ouro Preto é o mais coerente nos comentários, embora tenha fixação por baixos e guitarras; Fábio Jr. parece ter mergulhado no Youtube para “entender” o estilo de cada banda; e Ivete Sangalo de vez em quando meio que encarna a Maria Machadão, a dona do Bataclan que ela interpretou em “Gabriela”, e dá a sensação de que ela está se sentindo a dona da bancada.

Enquanto isso, Silvo Santos continua liderando e perguntando para sua plateia: “Quem quer dinheiro?”. E ganhando audiência com quadros bizarros, como um que, ironicamente, se chama “Os Velhos Se Divertem”.



Leia também minha coluna de TV na Folha dos Lagos:
http://www.folhadoslagos.com/blogs/elena-correa/luma-costa-ate-hoje-nao-sofri-preconceito-por-interpretar-uma-stripper-casada-com-outra-mulher#.U4O4mnYpuSo