quarta-feira, 21 de maio de 2014

“Em Família”: Humberto Martins deixa registrado seu talento ao ser o primeiro a encarar de frente com competência uma das muitas Helenas do autor Manoel Carlos



Humberto Martins finalmente teve seu momento de mostrar a que veio na novela das nove da Rede Globo, “Em Família”, no capítulo dessa quarta-feira (21). Através de um diálogo contundente do autor Manoel Carlos, o ator teve o seu momento de mostrar que não é apenas o ator que balbucia textos água com açúcar quando faz o mocinho, ou que só se sobressai aos mostrar o belo físico em cenas de personagens descamisados nas novelas de Carlos Lombardi. Humberto vem reafirmar um amadurecimento e um reconhecimento do público que ele já vinha conquistando desde que encarnou com muita competência o Nassib do remake de “Gabriela”, revivendo com tamanha competência um personagem que tinha sido um marco na interpretação de Armando Bogus no original, de 1975.

A cena citada anteriormente tem valor pelo texto, mas não teria o mesmo valor se não ganhasse a carga emocional dada pelo ator. O Virgílio de Humberto engoliu até mesmo a Helena de Júlia Lemmertz. Palmas para o ator. Palmas para o autor, muito citado ao longo de anos por escrever apenas para mulheres. Maneco, nessa cena, deu uma voz reivindicada por intérpretes de muitos outros intérpretes de personagens masculinos de outras tramas suas.

As muitas Helenas de Maneco precisavam ouvir o que essa última está ouvindo. E os muitos parceiros de outras tantas Helenas, com certeza, tiveram vontade de dizer na sua cara o que Virgílio disse. Cansado de viver com o fantasma de Laerte (Gabriel Braga Nunes), perseguindo a mulher, que não se desliga do passado, ele desabafa: “Culpa que você acha que tem por essa cicatriz que eu carrego aqui e que me dói muito menos do que a que você tem aí, no seu coração! Cansei de comer poeira! Para mim, chega!”.

Se Júlia Lemmertz ficará lembrada como a última Helena na ficção de Manoel Carlos, depois que sua mãe, Lilian Lemmertz, fez a primeira, Humberto Martins poderá ficar lembrado como o último que teve coragem de peitar esse personagem de forma tão complexa e vigorosa.


Leia Também minha coluna na Folha dos Lagos:
http://www.folhadoslagos.com/blogs/elena-correa/luma-costa-ate-hoje-nao-sofri-preconceito-por-interpretar-uma-stripper-casada-com-outra-mulher#.U34boXYpuSo