domingo, 6 de outubro de 2013

“Programa Silvio Santos”: Atração lançada nos anos 60 vem acompanhando gerações graças ao carisma e à irreverência de um empresário da comunicação que também é imbatível no carisma como comunicador



Hoje me peguei assistindo ao “Programa Silvio Santos”, no SBT, claro. E, além de rir muito, fiquei me perguntando o que seria dos domingos sem essa figura ímpar, escrachada, irônica, muitas vezes totalmente sem noção nas pérolas que solta, mas que está acima do bem e do mal por toda sua bagagem e trajetória na história da televisão brasileira.

Silvio continua repetindo o que faz há décadas, jogando dinheiro em formato de aviãozinho para a platéia, comandando shows de calouros, transformando mocinhas pobres em princesas, promovendo concursos de danças, tratando celebridades e sub-celebridades com a mesma ironia que lhe é peculiar, sem ser ofensiva, e debochando dele mesmo em cena.

No quadro “Show de Calouros” desse domingo (6), não teve como não achar graça da forma como ele anunciou estar lançando algo inédito na TV, que era o fato de dar um DVD com a cópia registrada do mico pago por cada participante. “Você não acha que essa idéia deve ser copiada?”, perguntou ele ao primeiro concorrente. Coincidentemente, o calouro contou que era um ator que já havia feito o papel de um motorista em uma novela da Record. Silvio nem deu importância ao fato.  Isso depois de ter feito brincadeiras citando nomes de profissionais da concorrência, como Datena, da Band, e Marcelo Rezende, da Record.

Não haveria espaço aqui para enumerar o porquê de Silvio Santos ser essa figura carismática que é. Deu vontade de escrever sobre o programa apenas porque, ao ouvi-lo cantar refrões de músicas como “Agora é hora, de alegria, vamos sorrir e cantar, do mundo não se leva nada, vamos sorrir e cantar” e ainda do antiga tema de abertura "Que Seja Mais Esse Dias", sem falar no imbatível “Silvio Santos vem aí, lá lá lalá lalá...”, bateu uma sensação de volta à infância. Foi como se estivesse novamente revivendo um daqueles domingos em família, enquanto avós, pais, irmãos, primos e até vizinhos que apareciam para pegar carona na TV, aguardavam a macarronada do almoço assistindo ao “Programa Silvio Santos”.

Veio à tona um saudosismo, despertado por essa atração, lançada nos anos 60, que vem acompanhando várias gerações graças ao carisma e à irreverência de um home que, acima de ser um empresário da comunicação, é imbatível no carisma como comunicador.


Mais Silvio Santos em:


http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/programa-silvio-santos-de-olho-em-um.html