segunda-feira, 3 de junho de 2013

“Amor à Vida”: Márcia, ex-chacrete personagem de Elizabeth Savalla, cita a transformista Rogéria de forma pouco elegante na novela de Walcyr Carrasco


Depois da polêmica gerada em torno da citação pejorativa ao Cigano Igor, personagem interpretado por Ricardo Macchi em “Explode Coração”, de Glória Perez de 1994, que Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari iriam fazer na novela das sete, “Sangue Bom”, agora chegou a vez de Walcyr Carrasco, autor de “Amor à Vida”, cutucar outro artista na novela das nove da Rede Globo.

No capítulo dessa segunda-feira (3), a personagem de Elisabeth Savalla, Márcia Espírito Santo, não economiza no preconceito em um diálogo com sua filha, interpretada por Tatá Werneck, em que claramente se refere ao transformista Astolfo Barroso Pinto: “Eu te dei o nome de Valdirene, nome da sua avó, e você preferia ser chamada de Rogéria, nome de um travesti?”, questiona, indignada, a ex-chacrete, que vive incentivando a filha a dar o golpe da barriga em algum famoso.

A personagem já tem sido alvo de queixas de algumas chacretes do tempo do Velho Guerreiro, Abelardo Barbosa, dos anos 50 aos 80, que contestam o fato de a personagem aparecer sob uma fachada aparente de ter sido garota de programa, nivelando todas as dançarinas de “O Cassino do Chacrinha” ou “A Buzina do Chacrinha” no mesmo patamar.

Quem conhece Rogéria sabe que ela está acima de qualquer tipo de comentário sobre sua condição sexual e que supera altivamente qualquer barreira quando pode manifestar seus dotes artísticos. Ano passado brilhou em uma participação especial como Alzira, a mãe da deslumbrada atriz Diva Celeste (Maria Padilha), em “Lado a Lado”, novela de época escrita por João Ximenes Braga e Claudia Lage. Mas ela, que também participou como jurada de muitos programas de Chacrinha, não merecia ter seu nome citado de forma tão preconceituosa por uma personagem que personifica uma ex-chacrete. Foi, no mínimo, pouco elegante.



Mais "Amor à Vida" e "Lado a Lado" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/05/amor-vida-novela-estreia-com-um-texto.html

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/03/lado-lado-novela-chega-ao-fim.html