sábado, 9 de fevereiro de 2013

“Guerra dos Sexos”: Novela mostra ter identidade própria, mas se acomoda ao lançar mão de fórmula antiga e não oferecer situações que surpreendam o público



Há pouco mais de quatro meses no ar, “Guerra dos Sexos” vem se desvencilhando da pecha de remake e mostrando, há pouco mais de um mês, que realmente é outra novela, como havia prometido o autor Silvio de Abreu antes da estreia, em 1 de outubro. O começo realmente foi sofrível, com uma exagerada apelação ao estilo pastelão que marcou a primeira versão, escrita pelo mesmo novelista e exibida em 1983. A graça da cena antológica vivida por Fernanda Montenegro e Paulo Autran, há 29 anos, em que um jogava na cara do outro os alimentos que estavam na mesa do café da manhã, ficou para trás. E já está de bom tamanho ser lembrada cotidianamente através da animação da abertura.

Felizmente, o autor passou a dar uma cara realmente atual e moderna à história. Mas, infelizmente, peca ao seguir a antiga e cômoda linha linear na trajetória da maioria dos personagens, em que os maus passam a novela inteira sendo maus e só são desmascarados e punidos, ou não, no fim da novela. Os bonzinhos são eternamente benevolentes, solidários e passam a história inteira sendo enganados, para ganharem a medalha de heróis no último capítulo. Assim como os encontros e desencontros de pares românticos se arrastam numa repetitiva sucessão de cenas em que os diálogos são sempre os mesmos, apenas acontecendo em cenários diferentes.

É o que vem acontecendo principalmente com os indecisos Nando (Reynaldo Gianecchini) e Juliana (Mariana Ximenes) e a aprendiz de vilã Carolina (Bianca Bin). Nando ama Juliana, mas não tem coragem de se declarar. A desculpa é sua timidez e insegurança por ser de origem humilde. Só que ele consegue superar essa barreira social quando Roberta (Glória Pires) toma as rédeas do jogo e o pede em casamento. Ele aceita imediatamente e não parece fazer muito esforço para se mostrar feliz ao lado da rica e madura empresária. Juliana, por sua vez, também fica no mezzo a mezzo, entre o que sente por Nando e a antiga paixão por Fábio (Paulo Rocha). Ou seja, o que deveria incentivar uma torcida a favor de um ou outro personagem acaba gerando um desgaste que deixa margem a se pensar que, na verdade, Juliana e Nando são dois “bananas”.

A mesma repetitividade de situações estão cansando no enredo que envolve Carolina. Tirando uns tapinhas que a jovem ambiciosa e dissimulada levou de Lucilene (Thalita Lippi) e outros que vai levar de Vânia (Luana Piovani), a aprendiz de vilã está sempre saindo por cima nas armações que faz contra aqueles que são os “cabeças” da briga entre mulheres e homens poderosos, que, aliás, justifica o título da novela. Se ela realmente é “a” vilã da história, poderia levar uma rasteira pra valer e mostrar competência para se reerguer e voltar a atacar. É isso que movimenta uma trama. Caso contrário, Carolina está mostrando apenas que os protagonistas da história são bem incompetentes para estarem à frente de tal batalha.

Só para lembrar, “Avenida Brasil” foi um sucesso justamente porque, entre outros ingredientes, as ações não seguiam um curso que se podia prever com antecedência. Na novela de João Emanuel Carneiro, de repente, os personagens bons tinham seus cinco minutos de maldade e os maus tinham os seus de derrota. É essa ousadia em se jogar nas variações de humores e comportamentos que instiga o telespectador. É o que se vê também em “Lado a Lado”, novela das seis que, mesmo sendo de época, mostra estar em sintonia com o que agrada ao público dos tempos atuais. Mesmo se tratando de uma comédia, está faltando mais determinação nas ações e menos caras e bocas aos personagens dos dois lados do campo de batalha dessa “guerra dos sexos”.


Mais "Guerra dos Sexos" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/12/guerra-dos-sexos-apos-se-superar-na.html