quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

“Encontro Com Fátima Bernardes”: Mudanças são insuficiente para programa ganhar ritmo e apresentadora parece mais preocupada com o próprio visual


Como já aconteceu antes, as mais recentes mudanças anunciadas no “Encontro Com Fátima Bernardes”, exibido de segunda a sexta-feira nas manhãs da Rede Globo, fizeram pouca diferença no ar. O programa abriu essa semana, na segunda-feira (18), com as pessoas da plateia divididas em duas arquibancadas móveis que dão a sensação de que elas estão mais próximas dos convidados. A outra mudança, (pasmem!): Fátima Bernardes está com os cabelos mais curtos e fios claros, “para não cansar a imagem da apresentadora”, segundo os profissionais responsáveis pela “transformação” quase imperceptível. A sensação que dá é de que ela está mais preocupada com seu próprio visual do que em realmente repaginar a atração que comanda.

Há dois pontos positivos nesse aparar de arestas. Um deles é o corte nas histórias de superação, que pareciam ter saído do “A Tarde É Sua”. O outro é uma redução no espaço para o humor sem-graça de Marcos Veras. Vale lembrar que Victor Veras, outro humorista do programa, encerrou sua participação em dezembro, quando foi deslocado para o “Esquenta” dominical de Regina Casé.

As atrações musicais continuam no ar diariamente, mas a edição semanal em que elas ocupam a manhã inteira, que conta com a presença fixa do titã Branco Mello, passou de quinta para sexta-feira. Seria uma tentativa de “embalar” o público para o fim-de-semana. Só que falta espontaneidade, alegria natural e uma descontração genuína que a apresentadora não consegue ter diante das câmeras. Falta ginga e molejo a Fátima quando arrisca uns passinhos enquanto as bandas ou músicos cantam. Para todos os ritmos ela tem os mesmos passos forçados. Sua “dancinha” causa certa vergonha alheia. Sem falar que seus conhecimentos no assunto não são muito profundos. Saindo da ficha técnica que ela leva nas mãos, seus comentários se resumem a “Eu fui nesse show!”, “Eu me lembro dessa música”.

Mudanças no “Encontro” acontecem desde sua estreia, em 25 de junho de 2012. Naquele mesmo dia, a direção constatou que a luz no cenário, necessária para a projeção de imagens nas paredes, era muito escura, que a cor das cadeiras deveria ser em tom claro, porém mais alegre, e no conteúdo determinou que o espaço para debates fosse reduzido para incluir mais jornalismo. Poucos meses depois, chegou-se à (sábia) conclusão de que a ideia de se ter um tema para ser explorado na semana inteira tornava o programa ainda mais arrastado e repetitivo. Houve ainda uma troca na direção em setembro, quando Fabrício Mamberti, até então diretor-geral, entregou a função a Mário Márcio Bandarra, diretor de núcleo da emissora.

No conjunto, no entanto, o programa mantém o pecado original: o excesso de preocupação em ser politicamente correto e a postura natural, mas nitidamente formal da apresentadora. Bobagem insistirem em colocar a culpa pela audiência patinar e não conseguir consolidar os índices esperados no fato de ser um horário que havia consolidado um público infantil com desenhos animados. Se o produto final fosse realmente bom em todo seu conjunto, já teria conquistado o público alvo nesses oito meses no ar.

Não adianta ficar arrastando as cadeiras, mudando as cores dos estofados e explorando o elenco artístico da emissora se a jornalista não se ajusta como apresentadora num programa com esse formato. Por que não arriscar uma mudança radical? Que tal botar esse cenário abaixo, mandar essa plateia para casa e tirar Fátima Bernardes da zona de conforto?

Deu certo quando Angélica foi convencida de que não nasceu para ser a sucessora de Hebe Camargo, abriu mão das entrevistas que fazia no seu confortável sofá no estúdio no começo do “Estrelas” e reformulou todo o programa.



Mais "Encontro com Fátima Bernardes" em:


http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/12/encontro-com-fatima-bernardes-luiz.html


http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/11/encontro-com-fatima-bernardes-ainda.html