sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“Big Brother Brasil”: Desgastado, depois de ressuscitar candidatos veteranos, reality erra na mão ao apelar para interatividade do público via internet nos programas ao vivo



A interatividade promovida pela internet em diversas áreas da comunicação não é novidade há tempos. Na programação televisiva ela vem cada vez mais sendo apresentada como recurso de última geração, quando, na verdade, os responsáveis pelos programas continuam seguindo a máxima do Velho Guerreiro, Chacrinha: “Na televisão, nada se cria, tudo se copia”. Em tempos de baixa audiência e pouca criatividade, o “Big Brother Brasil 13”, da Rede Globo, depois de trazer de volta participantes de temporadas passadas, apela agora para a participação popular: vídeos gravados por telespectadores nas noites em que há festas na “casa” são exibidos no quadro “Festa BBB na sua casa”, que vai ao ar ao vivo no programa da noite seguinte. Como aconteceu nessa quinta-feira (7).

A sensação que se tem é de que a televisão não está se rendendo à internet, mas assinando atestado de não ter mais profissionais tão gabaritados quanto competentes, criativos e revolucionários que venham contribuir para elevar ainda mais o veículo do posto em que chegou graças a profissionais como Boni, Walter Clarck, Alexandre Avancini. É inegável a evolução e proliferação da internet nas mais diversas áreas, e ela pode fazer um excelente casamento com a televisão, desde que usada com inteligência. O que mais se tem visto é programas que, por preguiça ou comodismo, apenas repetem as mesmas fórmulas.

A inserção de imagens de desconhecidos em um programa feito por outros anônimos, agora futuros “personalidades da mídia”, parece mais uma cópia de vídeos caseiros publicados no Youtube. Ou seriam encomendados àqueles que se inscreveram para participar do reality, não passaram no filtro final e agora têm a chance de aparecer na TV? Afinal, essa tal seleção sempre foi muito suspeita: de dois milhões de inscritos, invariavelmente entre os escolhidos há dois ou três que já eram conhecidos de outros selecionados. Há casos até de bbbs que deixaram escapar serem conhecidos de profissionais de dentro da emissora. Até ex-namorados já se encontraram “por acaso” na casa, como foi o caso de Saulo e Mariana no “BBB 6”. Coincidência agora o Marcello ter sido assediado pela Fani, tempos atrás em uma praia do Rio de Janeiro? A revelação ganhou até uma animação em charge feita por Maurício Ricardo.

Não adianta tentar remendar, no fundo é tudo do mesmo. Nem como leitura sociológica serve mais.


Mais "Big Brother Brasil 13" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/01/big-brother-brasil-13-rede-globo.html