A viagem pelo Vale do Loire, território histórico
e palco da corte francesa no século XVI no coração da França, mostrada no “Globo
Repórter” dessa sexta-feira (15), pode ser incluída entre as melhores
reportagens desse gênero feitas até agora por Glória Maria e toda a equipe do
programa. As belas imagens captadas com um olhar artístico pelos cinegrafistas,
a riqueza de informações pesquisadas e a produção impecável merecem receber
elogios pelo conjunto do competente trabalho jornalístico.
O programa passeou por castelos imponentes, por áreas
que ainda servem de refúgio para a vida selvagem, como cervos, javalis e
carneiros da montanha que habitam as cercanias de Chambord, pelo castelo de
Ussé, construído por vikings e que inspirou o clássico do cinema “A Bela
Adormecida” e, navegando pelo rio Loire, a repórter Glória Maria mostrou o
castelo de Chenonceau, pertencente à rainha de Médici, que tinha Nostradamus
como um de seus conselheiros.
Entre outros tantos detalhes históricos explorados
pelo programa está um palácio que o rei Francisco I deu a Leonardo da Vinci com
uma ligação subterrânea de contato direto com o castelo Amboise. Obras do
artista estão atualmente abertas à visitação do público em um parque cultural
no qual se transformou o palácio de Clos Lucé.
Definitivamente, impossível não ter ficado com uma
vontade tremendamente irresistível de fazer esse roteiro. E é preciso também
ressaltar o talento que Glória Maria tem para conduzir esse tipo de matéria. Glória
é uma jornalista que, com o histórico profissional que tem, poderia, sim, ter a
ambição de ter um programa próprio. Ela já foi chamada até de “a Oprah
brasileira” nas internas das redações. Também já apresentou o “Fantástico”, o “Jornal
Nacional” e o próprio “Globo Repórter”, mas o que corre nas suas veias é mesmo
o sangue de jornalista, de repórter. Diferentemente de Fátima Bernardes, que
parece mais preocupada em ser ela o centro das atenções de seu programa, que
leva no título seu nome e sobrenome, Glória mostra interesse no que o
entrevistado tem a dizer, em cavar mais e mais informações para transmitir ao
público.