segunda-feira, 26 de março de 2012

“De Frente Com Gabi”: Rafinha diz porque não abaixou a cabeça para a Band no caso Wanessa


Rafinha, ou Rafael Bastos, sem o terno e óculos pretos, marca registrada dos apresentadores do “CQC”, da Band, mostrou outra imagem no “De Frente Com Gabi”, desse domingo (25), no SBT. Desde março novo contratado da Rede TV!, o comediante foi ao talk-show de Marília Gabriela para fazer o que todos esperavam ser uma espécie de mea-culpa. Não foi bem assim. Ele assumiu alguns erros, não abriu mão de seus acertos, e, sem perder seu habitual tom que mistura ironia com arrogância, deixou no ar dicas que fizeram qualquer um pensar no teor da verdade de cada um no episódio que envolveu sua saída da Band: "Eu estaria sendo falso se pedisse desculpas públicas naquele momento".

No caso da cantora Wanessa, por exemplo, que foi a gota d’água para seu afastamento do “CQC”, por causa da piada de mau gosto que fez dizendo, na época em que ela ainda estava grávida, que “comeria ela e o bebê”, Rafinha diz ter se desculpado por e-mail com o marido dela, o empresário Marcus Buaiz. Só que, pelo que deu a entender, a emissora também exigia uma retratação pública. Isso ele não faria. Faltou Marília Gabriela perguntar por que em outros casos a emissora também não pediu tal tipo de retratação.

Afinal, o DVD de Rafinha continua suspenso por causa de uma ação movida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP). E nada tem a ver com o caso Wanessa. Em janeiro, a entidade entrou com ação cível para pedir indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil reais e proibir a circulação e a venda do DVD “A Arte do Insulto”, em que Rafinha diz ter internado seu pênis na Apae depois de usar um preservativo com efeito retardante. Marília Gabriela nem pensou em se aprofundar no assunto. Ou seja: seria o “caso Wanessa” mais importante do que o “caso Apae”? Parece ter acontecido o mesmo na Band: valorizar mais um do que outro caso.

Acho ambas as piadas de extremo mau gosto. Mas, por que uma merece ter relevância maior do que a outra? O comediante também pecou ao comparar as piadas que faz no teatro com o que faz na TV. São situações diferentes, com públicos diferentes. Ele parece ter sido sincero ao falar no pai: "Meu pai está em Porto Alegre tomando pedrada atrás de pedrada. Minha preocupação é o meu pai me ligando triste, não pelo o que ele vê, mas pelo que ele sente". Mas retomou a postura altiva ao ser perguntado se ainda estava chateado com tudo que tinha acontecido. "Eu nunca fiquei chateado com nada. Se perderam no que são excessos", respondeu ele.

Fugindo das polêmicas, Gabi pergunta sobre os novos projetos na Rede TV!: uma versão nacional do “Saturday Night Life” e um reality show ou série de ficção “A Vida de Rafinha Bastos”. Tudo ainda na fase de projetos. Mas, como Rafinha não se preocupa com audiência nem com elogios, talvez ele fique feliz com qualquer resultado. “Eu me divirto mais com quem me xinga do que com quem me pede autógrafo”, afirmou ele para Gabi.