quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"Top Model": Reprise mostra minissérie com formato que fugia aos padrões convencionais dos fins dos anos 80



Ainda hoje há quem confunda com minissérie a novela “Top Model”, que voltou a ser exibida pelo canal Viva nessa segunda-feira (19). A primeira reprise foi na própria Globo, em 1991, no “Vale a Pena Ver de Novo”. A confusão pode ser talvez por ter tido um formato que fugia aos padrões convencionais dos fins dos anos 80. Alguns meses antes de sua estreia, em 18 de setembro de 1989, foi ao ar um piloto sob o título de “Shop Shop”, com boa parte do elenco jovem que estrearia na novela, como Marcelo Faria, Carol Machado e Gabriela Duarte.

E, assim como sua primeira reprise, a volta da novela ao ar, 20 anos depois, no canal Viva também está causando impacto. Logo no primeiro capítulo, que foi ao ar terça-feira (20), “Top Model” foi o assunto mais comentado do Twitter no Brasil durante sua exibição, que entrou no ar às 15h30m, com os internautas relembrando as atuações de atores como Malu Mader, Taumaturgo Ferreira, Nuno Leal Maia e Zezé Polessa. 

Dos autores Walther Negrão e Antônio Calmon, expert em escrever para adolescentes, e com direção de Mário Márcio Bandarra e Fred Confalonieri, a novela fez sucesso principalmente entre os jovens, que se identificaram com o glamour das passarelas e com os cinco filhos do surfista Gaspar (Nuno Leal Maia), que batizou a todos com nomes em homenagem a grandes astros internacionais: Elvis Presley (Marcelo Faria). Ringo Starr (Henrique Farias), John Lennon (Igor Roberto Lage), Jane Fonda (Carol Machado), e Olívia (Gabriela Duarte), a única exceção, já que não era Olivia Newton John. “Essa aqui, foi a mãe quem batizou”, explicou disse Gaspar.

Com certeza os adolescentes de hoje não vão se identificar tanto quanto os daquela época, pois os tempos são outros, assim como são outras as situações típicas da idade, mesmo também envolvendo amores, dúvidas, medos, descobertas. Mas é inspirador rever o diálogo aberto que Gaspar tem com os filhos, todos de relações com diferentes mulheres. Todas o abandonaram.

A última a deixá-lo é Marisa (Maria Zilda Bethlem), que vai morar com o irmão dele, Alex (Cecil Thiré), de olho em seu dinheiro. Para ajudar a criar os filhos, o surfista conta com a desastrada Naná (Zezé Polessa), e é claro que não pode faltar Evandro Mesquita, com todo seu jeitão carioca de ser, fazendo Saldanha, dono de uma barraca de sucos naturais na praia.

Como o título já diz, o universo da moda era o ponto alto. Gaspar e Alex são proprietários da Covery, confecção na qual brilhará Duda, personagem de Malu Mader, no auge de sua boa forma. Aspirante a top model, ela invade os bastidores de um desfile para representar sua marca e acaba sendo convidada a assinar um contrato milionário com Covery. É na loja que, ao entrar por engano em um provador masculino, ela conhece o grafiteiro Lucas, vivido por Taumaturgo Ferreira, por quem se apaixona. O romance da ficção entre Malu e Taumaturgo acabou sendo vivido pelos dois também na vida real.

“Top Model” marcou ainda a estreia de Drica Moraes e Rodrigo Penna, além de Adriana Esteves, Flávia Alessandra e Gabriela Duarte, estas três escolhidas para o elenco através de um concurso promovido pelo “Domingão do Faustão”.

E foi a última novela do ator Felipe Carone, que morreu em 1995, e se despediu fazendo o engraçado Baby Donattio, um jogador que formou uma dupla divertida com Morgana, a matriarca dos Kundera viciada em cassino e interpretada por Eva Todor.

Certamente esta é mais uma boa viagem no túnel do tempo oferecida pelo Viva.