quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Fina Estampa": Cris Vianna dando exemplo de seriedade, talento e entrega à sofrida Dagmar que interpreta na novela das nove


Cris Vianna deu um exemplo não só de talento nos capítulos de “Fina Estampa” dessa segunda (26) e terça-feira (27), mas também de como uma atriz pode se impor com seriedade na profissão com seu comportamento ao incorporar seja que personagem for. No papel de Dagmar, sua entrega foi sincera e comovente nas cenas em que descobre que seu filho Leandro (Rodrigo Simas) é um garoto de programa. Sem exagerar nos gestos, mas carregando na emoção, Cris soube manifestar a dor desmedida daquela mãe de forma a comover qualquer telespectador com um mínimo de sensibilidade. E olha que foram capítulos nos quais havia um outro ponto alto acontecendo: os barracos nas festas de Griselda (Lilia Cabral) e Tereza Cristina (Christiane Torloni). Mas no quesito melhor e mais difícil interpretação, ganhou Cris.

No começo da novela, quando Dagmar apareceu tomando banho de mangueira nua na laje, muitos criticaram e acharam a cena apelativa. O autor Aguinaldo Silva, sempre superior a qualquer tipo de comentário contrário ao seu texto, não se abalou e mostrou outros banhos da morena. Nada que afetasse a trajetória de Dagmar, uma mulher trabalhadora, cozinheira de mão cheia, mãe de dois filhos, que soube dar a volta por cima até após a relação sem futuro com Quinzé (Malvino Salvador) e que não se deixa abater pelo preconceituoso Albertinho (André Garolli), primo de seu patrão Guaracy (Paulo Rocha). Mas tudo isso foi mostrado graças ao talento de Cris em transformar cada empada que lhe colocavam na mão em verdadeiros banquetes.

É preciso diferenciar cenas e interpretações sensuais de cenas e interpretações apelativas. Só para dar um exemplo, os banhos de Dagmar na laje foram arte diante das expressões vulgares de Ana Carolina Dias, a “marida de aluguel” Deborah. Essa não está sabendo aproveitar o espaço que ganhou ou não sabe fazer melhor do que isso.

E parece que Aguinaldo Silva, nesses capítulos, permitiu que Cris Vianna exorcizasse as críticas anteriores ao aparecer na mesma laje, enrolada em uma toalha de banho, molhando com a mesma mangueira as cinzas das roupas caras de grife encontradas no armário do filho, queimadas por ela e compradas pelo garoto com o dinheiro de sua própria prostituição. “Hora de começar um novo dia e voltar para o batente de novo”, afirmou com altivez a guerreira Dagmar.