sexta-feira, 30 de outubro de 2015

“Jornal Hoje”: Público reconhece profissionalismo na espontaneidade de Sandra Annenberg e Evaristo Costa, que colocam a notícia acima da vaidade


Não é de agora que a espontaneidade e a transparência com que Sandra Annenberg e Evaristo Costa apresentam o “Jornal Hoje” tem feito a maior diferença na comparação com os demais telejornais da Rede Globo. E na edição dessa sexta-feira (30) a dupla de jornalistas deu no ar e ao vivo mais uma demonstração de que a cumplicidade que mostram na bancada do noticiário do começo das tardes da emissora está respaldada por uma amizade sincera. Ao chamarem a repórter responsável pelo quadro sobre a meteorologia, Evaristo brincou dizendo que precisava saber a previsão do tempo para suas férias. Sandra, imediatamente, manifestou sua surpresa ao ser lembrada de que o colega ficaria ausente. E no encerramento não perderam a chance de mais um momento de descontração, coisa que já virou marca registrada da dupla: “Vou contar os dias igual presidiário”, afirmou ela. E o companheiro de bancada a consolou em cena: “Você vai ficar aqui cuidando da casinha”.

É claro que foi mais um motivo para que imediatamente os nomes de ambos fossem parar nas redes sociais em comentários nos quais, inclusive, alguns internautas fizeram confusão ao tratá-los como sendo o novo “Casal 20”. E no meio de poucos tecendo defesas a favor do jornalismo tradicional, com uma postura mais concisa dos apresentadores, a maioria aplaudia o fato de Sandra e Evaristo não deixarem que a forma descontraída afetasse o teor dos fatos. Entre os comentários estão lá: “Eles não têm o estrelismo barato dos outros apresentadores; não tentam aparecer mais do que a notícia”; “Pra mim passam uma credibilidade individual, além daquele algo a mais que é a simpatia de ambos. Simplicidade, inteligência, carisma. Dois seres humanos aparentemente resolvidos espiritualmente”; e “Eles são a realidade de como é bom ter comunhão e harmonia no ambiente de trabalho... E tudo aquilo que se faz com amor e respeito é maravilhoso e eles conseguem transmitir isto aos telespectadores”.

Esse tipo de manifestação do público não chega a ser uma novidade. Nesses mais de dez anos juntos no comando de um telejornal diário da emissora os dois conquistaram uma legião de fãs que sempre se manifestam cada vez que um ou outro precisa se ausentar da bancada por um tempo.  O segredo do sucesso dessa parceria pode ser algo tão simples quanto uma receita de bolo. Só que, mesmo tendo todos os ingredientes ao seu alcance, nem todos conseguem acertar o ponto certo ao por a mão na massa. Basta observar as tentativas que William Bonner tem feito de desconstruir o “Jornal Nacional” tentando adotar uma postura informal que não condiz com um telejornal que já tem 46 anos de história. É bem verdade que a diferença de idade do “JH” é pequena, apenas dois anos a menos. 

Mas o “JN” carrega a responsabilidade maior de ocupar uma faixa no horário nobre e que, por isso também, não pode perder o rumo de sua própria história em prol da vaidade de apresentadores que parecem se preocupar mais em conquistar mais seguidores que curtam seus desempenhos na internet do que em cumprir sua função profissional e social de realizar um trabalho que realmente preste um serviço político e social de acordo com o horário que ocupam. E até  para descontrair é preciso carisma e competência.

Talvez esteja aí o ingrediente nem tão surpresa assim da receita que vem dando certo no “JH”: mesmo o horário permitindo e a linguagem sendo tradicionalmente mais leve e coloquial, tudo acontece de forma espontânea. O riso é fácil quando cabe sorrir, as lágrimas escapam quando o choro é justificado. E o respeito com o telespectador que está em casa é traduzido através de atitudes cordiais e comportamento de pessoas bem educadas. Ali a notícia está sempre acima e à frente de qualquer tipo de vaidade.

Mais telejornalismo da Globo em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/05/jornal-nacional-quem-tem-que-se.html