domingo, 25 de outubro de 2015

“A Fazenda 8”: Peão toca o sino, pede para sair, mas direção e apresentador ignoram sinal de que passou da hora de acordar


Pode até parecer irônico dizer isso, mas até para se fazer um programa trash é preciso, sim, uma dose de competência e outra de profissionalismo. O que se viu na edição de “A Fazenda”, reality rural da Rede Record, que foi ao ar nesse sábado (24), foi a maior falta de sagacidade por parte de seus realizadores para aproveitar uma oportunidade que se teve nas mãos quando Thiago bateu o sino e pediu para sair. Tudo bem que a atitude não foi inédita, Gretchen fez o mesmo na temporada anterior, mas em circunstâncias bem diferentes. E, vamos combinar que “bater o sino”, sinal de que desistiu dos R$ 2 milhões do prêmio para o vencedor, não é um caso tão trivial assim para ser tratado como foi.

A decisão do cantor sertanejo foi tomada na sexta-feira (23), durante a festa que acontece semanalmente no programa nesse dia. Em silêncio e discretamente, ele deixou todos na pista de dança, foi até o quarto na sede, rezou, falou de sua decisão ao ator Luka, outro participante da competição, e foi até a baia bater o sino dizendo que não aguentava mais ficar ali, que sentia falta de compor suas músicas, de subir aos palcos e que seu comportamento em relação à Ana Paula, a ex-panicat com quem estava tendo um caso não assumido e controverso no jogo, não condizia com sua personalidade. É bem verdade que suas atitudes machistas não estavam gerando simpatia no público, mesmo que o comportamento da peoa também não seja o mais puritano da Terra. Mas essa é outra questão.

O que realmente vale uma análise é o trabalho de edição, direção e, principalmente apresentação do programa que foi ao ar mostrando a saída de Thiago. Com tudo nas mãos para atrair a audiência do público que gosta desse tipo de programa, a edição e a direção foram tacanhas e confusas num ir e vir de imagens com situações ocorridas em momentos distintos que não se casavam entre si na sequência no ar. E para coroar a falta de visão para o momento ainda teve um Roberto Justus cada vez mais deslocado na função de apresentador desse tipo de atração. Como uma postura que mais parece um ser cibernético programado para dizer o que está no texto e sem qualquer visão ou juízo de valor sobre o que está realmente acontecendo, ele abriu o programa prometendo a noite “mais eletrizante” (como faz sempre), e no momento em que o Thiago bate o sino ele chama o intervalo mandando o telespectador prestar atenção porque “a palavra-chave” vai aparecer durante os comerciais, referindo-se a um sorteio interativo via SMS. Logo depois, todo sorridente, pediu para Mion mostrar o que teria no “Legendários” da noite... Justus faz isso como se tudo no programa estivesse acontecendo sem grandes novidades, apenas cumprindo o tempo de texto no ar em um sábado, quando a edição normalmente é mais curta, independentemente se algum peão está “botando fogo na caixa d’água” ou não. Será que ele assiste e acompanha ao programa que apresenta? Com certeza Justus gravou essas “cabeças” à tarde e foi curtir seus embalos de sábado à noite enquanto algum operador técnico acionava a fita para botar no ar. Tanto que ele próprio não tem vergonha de dizer: “A produção da Fazenda assistiu e deciciu...”. Ou seja, ali Justus é só um papagaio pago para repetir o que escrevem para ele ler.

Não é nem questão de sentir saudade de Britto Jr., porque como apresentador ele também deixava a desejar, mas fico pensando o que Boninho e Bial, diretor e apresentador do “Big Brother Brasil”, da Rede Globo, não fariam com esse material bruto que a Record tem nas mãos e que está sendo muito mal aproveitado. Não estou falando sobre deturpação dos fatos, coisa que acontece em ambas as emissoras. Mas, manipulação por manipulação, até para isso é preciso um mínimo de traquejo. Ou uma vontade real de fazer bem feito. Até o drama choroso da Ana Paula Minerato, a queridinha do Marcos Mion, ficou patético. Roteiro de novela mexicana tão previsível que deu uma nítida impressão de ter sido tudo orquestrado, até com trilha sonora pronta. Parece que o pessoal que está por trás das câmeras de “A Fazenda” está precisando ouvir algum alerta sonoro para acordar...


Mais "A Fazenda" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/09/a-fazenda-8-nova-temporada-e-mais-do.html