segunda-feira, 15 de maio de 2017

“MasterChef Brasil”: Acidente grave de Vitor aflige, Douglas é eliminado e Ana vence usando bacon como estrela de prato em que vísceras deveriam ser protagonistas


Acidente grave na cozinha, emoção com doses de nacionalismo e uma avaliação controversa dos jurados marcaram do “MasterChef Brasil” que foi ao ar na Band na terça-feira (9) e no Discovery Channel na quinta-feira (11). Não foi à toa que esse décimo episódio teve mais de duas horas de duração. O ponto alto, sem dúvida, foi finalmente ter acontecido o corte de dedo grave e em torno do qual vinha sendo criado suspense desde a estreia do programa, com imagens apenas da mão ensanguentada, sem mostrar quem era o cozinheiro. O acidentado foi Vitor, que desestabilizou a todos ao ser forçado a abandonar a Prova de Eliminação para levar pontos no polegar esquerdo. A dúvida sobre o destino do participante foi mantido até o final, quando ele voltou à competição, cozinhou sozinho sob os olhares e torcida de todos e conseguiu se salvar. O eliminado da vez acabou sendo Douglas que, juntamente com Mirian, fez um dos dois piores pratos da noite.

O clima de emoção estava dominando a cozinha desde que o desafio de preparar um prato utilizando ingredientes de Belém do Pará foi apresentado pelo chef convidado Thiago Castanho. Após um discurso de Paola Carosella sobre a riqueza de alimentos que há no Brasil, baixou um espírito patriota nos cozinheiros. Mas Douglas não acertou ao fazer uma sobremesa com tucupi e bacuri. E o designer, que sempre se sobressaiu em confeitaria, errou a mão justamente fazendo um doce. Aliás, essa temporada está sendo de várias surpresas em relação a quem é mais ou menos forte candidato ao título de MasterChef. De repente quem parece dominar menos a culinária acaba se sobressaindo, enquanto quem aparentemente prometia grandes resultados acaba decepcionando por detalhes.

Alguns participantes, no entanto, estão sendo mais agraciados do que outros com o que poderia se chamar de “sorte”. É o caso de Ana Luiza e Nayane, que até agora vinham escapando das Provas de Eliminação por estarem juntas nas equipes vencedoras dos serviços em grupo. Dessa vez Ana não apenas escapou como ainda foi declarada vencedora na Prova da Caixa Misteriosa, que continha vísceras como cérebro, fígado, rim, pênis, testículos, bucho e tripa de boi. Curioso é que os jurados ressaltaram mais de uma vez que a proteína escolhida deveria ser a estrela da receita. “Tem que ser o protagonista do prato”, gritou Henrique Fogaça. E quando Ana fez um patê de fígado escondido em fatias de bacon, até o chef paulista observou: “Na verdade o bacon deu uma mascarada no sabor dos miúdos”. Paola concordou: “O bacon ocupa muito espaço”. E Érick Jacquin nem falou sobre o patê, só destacou o bacon e o tomate. Ora, se o protagonismo deveria ser atribuído às vísceras, como o prato de Ana Luiza foi escolhido como o grande vitorioso? Até Douglas ironizou em seu depoimento, depois de reclamarem do “protagonista” do prato dele, cérebro frito: “Se eu soubesse que podia fazer uma comida de gato, um patê...”, alfinetou o designer.



Mais "MasterChef Brasil" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/05/masterchef-brasil-na-disputa-de_6.html