segunda-feira, 28 de julho de 2014

“Império”: Autor surpreende com excelentes atores compartilhando duas fases de história forte e impactante no horário nobre


Já é histórico o risco que correm autores que se aventuram em começar uma novela ambientada em uma fase e, logo em seguida, jogar a história para a atualidade. Eles mexem com aquele sentimento nostálgico mais exarcebado em alguns telespectadores, principalmente os de gerações mais antigas, que querem ver um pouco mais daqueles modismos e costumes de épocas. E mexem também com o público mais jovem, que tem nos novos atores, intérpretes dos personagens na fase jovem, uma referência mais próxima. Aguinaldo Silva, autor de “Império”, novela das nove da Rede Globo que estreou segunda-feira (21), colocou a mão no fogo sem medo de se queimar. E, pela primeira semana no ar, ainda não ficou chamuscado.

Logo nos primeiros capítulos, Aguinaldo Silva já mostrou fôlego de quem vem com tudo para apresentar uma boa história, com cenas que mesclaram ação, amores mal resolvidos, traições, mentiras e muito, muito vilanismo. Destaque para as excelentes interpretações de Marjorie Estiano, Vanessa Giácomo e do estreante Chay Suede. Também teve as cerejas do bolo: os veteranos Reginaldo Faria e Regina Duarte em participações que mereceram serem chamadas de especiais.

Já quando entra a segunda fase, a partir do quarto capítulo, acontece aquele impacto de mudança de etapas na história. Sai Chay Suede e entra Alexandre Nero, sai Adriana Birolli e entra Lilia Cabral, sai Vanessa Giácomo e entra Malu Galli, e, no lugar da marcante Marjorie Estiano entra a sempre dramaticamente impactante Drica Moraes.

A história é forte, instigante, e não poderia ser diferente nas mãos de um bom autor, já que gira em torno de ambição, de poder, como o próprio nome diz. Mas o que a diferencia de outras tramas que já trataram do mesmo tema, é que ela traz um viés muito bem trabalhado por trás da personalidade de cada personagem. É aquele escancarado que esconde algo, ou aquele disfarçado que não consegue disfarçar o evidente. No mais, é a direção de arte, a iluminação e o figurino impecável, tudo sob a direção de núcleo de Rogério Gomes. Mas o que vale mesmo é que, até o momento, é uma novela que ainda instiga em saber quais são as cenas dos próximos capítulos.