sexta-feira, 8 de julho de 2016

“Super Chef Celebridades”: Falta explorar o espírito competitivo dos famosos e realçar o sabor da gastronomia com descontração


A primeira semana da edição deste ano do “Super Chef Celebridades”, disputa culinária do “Mais Você”, da Rede Globo, se encerrou com algumas surpresas no quesito espírito competitivo dos famosos. Surpreendeu até Ana Maria Braga, que já havia dito que a nova turma daria muito o que falar por ser muito divertida. Para o “timaço”, como chamou a apresentadora, foram convocados os atores André Gonçalves, Danielle Winits, Eri Johnson e Julianne Trevisol, a atleta Fernanda Venturini, o lutador Minotauro e o cantor Mumuzinho, além da atriz Carolina Oliveira, que foi eliminada na primeira Panela de Pressão nessa quinta-feira (7). Mas descontração ingênua e cordial que imperou na estreia, segunda-feira (4), com todos querendo cada um ter o seu próprio cinco minutos de mais engraçadinho diante das câmeras, não durou muito tempo.

Houve até um climão no programa ao vivo dessa sexta-feira (8), quando foi exibida a gravação da disputa pela próxima imunidade. A prova consistia em preparar massas saborizadas a partir do workshop que todos tiveram com um chef italiano. Cada um deveria escolher uma das sete opções de ingredientes oferecidos para dar sabor à sua massa. Danielle, Fernanda e Julianne gritaram que queriam espinafre. Fernanda se apressou em pegar da bancada o pote com o vegetal. Dani se conformou fácil e trocou logo pelo açafrão. Julianne, no entanto, reagiu argumentando que as três tinham falado juntas que queriam espinafre. “A questão é ser mais rápido, não é falar, é agir”, replicou a ex-jogadora de vôlei, com ares de esperta e agarrada ao pote.

Só que a atriz não aceitou perder. A discussão continuou, mas foi editada, e o resultado final foi Julianne ficando com o espinafre, deixando a ex-jogadora de vôlei injuriada: “Eu não quero a imunidade. Fica pra você (o espinafre)! As regras são claras, mas você não sabe jogar, muito bem. Eu tenho fair play (ética no esporte)”, respondeu rispidamente Fernanda, pegando outra opção, a de ervas verdes. “E a partir de agora a gente está num reality, onde as pessoas não vão se dar mais bem”, ironizou Eri Johnson.

Percebe-se que Ana Maria Braga não está preparada para saber explorar esse tipo de competitividade acirrada entre participantes que têm coragem de serem eles mesmos, deixando de lado aquela falsa obrigação de interpretar uma personagem boazinha diante das câmeras. A apresentadora logo desviou a atenção da briga para o fato de Mumuzinho ter escolhido beterraba, enquanto o Louro José gritava “O espinafre da discórdia!”. A voz do boneco, que percebeu naquela situação um bom motivo para fazer subir a audiência do quadro, foi ignorada inicialmente. Outra voz - talvez a do “ponto” - fez Ana Maria voltar ao assunto da disputa pelo espinafre. Mas aí o assunto já tinha perdido o calor do momento. Só ajudou Julianne contar que venceu o espinafre no par ou ímpar. O que não tinha sido mostrado no vídeo.

A apresentadora ficou tão perturbada com a situação que esqueceu de destacar que a prova foi julgada pelo chef Rafael Costa e Silva, fixo no quadro nessa edição, o chef italiano Paolo Lavezzini, que deu o workshop de massas, e o ator Rodrigo Simas, que não sabe cozinhar mas entrou como terceiro elemento no júri, quando eles apareceram acompanhando a realização da prova. A apresentadora só corrigiu a falha no bloco seguinte.

Houve ainda um momento de tensão e emoção quando Minotauro e Mumuzinho não conseguiram preparar suas massas dentro do tempo regulamentar. O cantor anunciou sua desistência da prova, enquanto o lutador não deu o braço a torcer, utilizou os minutos que podia extrapolar e mesmo perdendo pontos conseguiu entregar seu prato, sob os aplausos de todos. Enquanto Minotauro virou um exemplo de perseverança, Mumuzinho, muito sem graça, prometeu mudar de atitude. Afinal, ele está ali para vencer ou perder, sem ninguém para lhe fazer escada como está acostumado no “Esquenta”.

No mais, o que se viu foi Julianne, confiante, vencendo a segunda prova de imunidade com sua massa de espinafre; André e Fernanda sem reações mais efusivas; Dani repetindo seu batido discurso politicamente correto de “estou grata de estar aqui para aprender”, e Eri Johnson, após uma sucessão de notas baixíssimas para seu prato, deixando de lado a pose de “vencedor absoluto”.

É válido que Ana Maria Braga se esforce para que um dos principais ingredientes dessa oitava edição do “Super Chef”, quinta com celebridades, continue sendo a animação. Só precisa perceber que o paladar do telespectador para piadas está mais apurado e não se satisfaz mais apenas com pitadas de gracinhas que alguns artistas trazem dos stand-up comedians que fazem nos palcos da vida. Hora de apurar a receita para não passar do ponto.


Mais "Super Chef Celebridades" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/09/super-chef-celebridades-sidney-sampaio.html