sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

“Pé Na Cova”: Última temporada marca despedida de Marília Pêra, mas sem perder o tom sutilmente irônico e nostálgico


Foi tocante e comoventemente engraçado o episódio de “Pé Na Cova” dessa quinta-feira (28), na Rede Globo, em que o foco principal foi a renovação dos votos de casamento de Ruço e Darlene, personagens interpretados, respectivamente, por Miguel Falabella e Marília Pêra. Essa quinta e última temporada da série, que estreou na semana passada, traz um sabor especial, por se tratar da última oportunidade de ver um trabalho inédito da atriz, que faleceu em dezembro, mas já tinha deixado gravados os 12 episódios previstos nessa leva.

E não fica por aí, a série também está se despedindo mantendo um texto inteligente no qual o tom sutilmente irônico continua valorizando uma nostalgia que sempre veio embutida nas histórias. Logo no capítulo de estreia, com a “noivinha do Irajá” respondendo sobre Shakespeare, já houve uma paródia dos programas de perguntas e respostas, tipo “8 ou 800”, apresentado por Paulo Gracindo nos anos 70, que prendiam o público hipnotizado diante da televisão.

Tudo faz parte do Efeito Caranguejo, novo tratamento desenvolvido pelo Dr. Zóltan (Diogo Vilela) que vai revelando mais do passado dos personagens através de flashbacks. Nesse vai-e-vem entre passado e presente, nesse segundo episódio fatos marcantes envolveram as personagens Luz Divina (Eliana Rocha), Juscelino (Alexandre Zacchia) e Floriano (Rubens de Araújo). E destaque também para Marya Gládis, no papel da advogada Elisabete, que ajudou Ruço a reaver a funerária FUI e celebrou seu novo casamento com Darlene.

Vale ressaltar mais uma vez a generosidade de Miguel Falabella ao dar a oportunidade para tantos veteranos brilharem – alguns até quase esquecidos. Todos os personagens têm vida própria e seu momento de protagonistas. Sem falar na trilha sonora carregada de clássicos dos anos 80 que só valorizam a série, que não perde o tom político embutido no texto com críticas sempre pertinentes.

É aproveitar e não perder os próximos dez episódios. Já que, definitivamente, serão os últimos.


Mais "Pé Na Cova" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2014/07/pe-na-cova-marilia-pera-volta-cena-e.html