quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

“MasterChef Júnior”: Competição culinária mirim chega ao fim com decisão justa e o pai do campeão tentando roubar a cena


A final do “MasterChef Júnior”, versão mirim da competição de culinária que foi ao ar nessa terça-feira (15), não chegou a surpreender ao anunciar como grande vencedor o pequeno Lorenzo, de 13 anos. O garoto foi um dos que manteve uma postura mais madura e equilibrada ao longo de toda essa primeira temporada, na qual participaram 20 crianças. Como bem disse a Paola Carosella, que fez parte do jurado formado por chefs de cozinha ao lado de Erick Jacquin e Henrique Fogaça, desde o começo Lorenzo sempre acatar críticas, quando as recebeu, transformando-as em ensinamentos para não repetir as mesmas falhas nas provas seguintes. E na disputa final ao lado de Lívia, de 12 anos, o seu cardápio foi, sem dúvida, o melhor realizado.

A timidez de Lorenzo foi perceptível logo no primeiro episódio, assim como seu talento para a cozinha, talvez herança de família, já que é sobrinho do conhecido chef Roberto Ravioli, dono de restaurantes e que já participou de programas na televisão, como o “Mais Você”, da Rede Globo. Já seu pai, Franco, também cozinheiro, assim como tinha feito na estreia do programa, na final, de novo, enquanto assistia do mezanino, quase desandou a participação do próprio filho com seu comportamento inconveniente e destemperado. A impressão foi de que ele queria aparecer mais do que as crianças. Até mesmo Jacquin avisou que ele estava atrapalhando o menino com suas opiniões ditas de forma enervante. Teve até um momento em que Lorenzo não aguentou e largou um “Pai, não enche!”.

Já do lado de Lívia, vice-campeã, o momento forçação de barra foi quando, já no fim do programa, a apresentadora Ana Paula Padrão, aos prantos, chamar a irmã mais velha da menina que está morando no exterior desde julho. Tanta choradeira por causa de cinco meses de ausência? No “Programa do Ratinho” a pauta não seria aprovada. Mas, valorizou o segundo lugar da chef mirim. Sem falar que o pai de Lorenzo, tão logo o filho foi declarado vencedor, foi correndo abraçar a família de Lívia e só após Ana Paula chama-lo insistentemente ele resolveu cumprimentar Lorenzo, e ainda largou a pérola: “Parabéns, meu filho. Independentemente de qualquer coisa”. Independentemente do quê? Deveria ter dito: “Desculpe por qualquer coisa”.

Mas o ingrediente extra na receita ficou por conta da mudança inexplicável do cabelo de Lorenzo de uma cena para outra. Após ele e Lívia apresentarem seus pratos, os dois se retiraram e os jurados se reuniram para deliberar sobre o vencedor. Quando voltaram, Lívia mantinha seu penteado de trança e Lorenzo estava com seu cabelo surpreendentemente bem mais curto. É que a parte do programa da preparação do cardápio foi gravada um dia, e a gravação do anúncio do vencedor aconteceu um tempo depois. Aposto como foi o pai do Lorenzo, com sua mania de direção, que mandou o filho cortar o cabelo.

Ao menos a Band não repetiu a triste ideia de fingir que a final era ao vivo, como fez no “Master Chef”. Foi constrangedor, na competição entre adultos, ver a plateia ir embora por estar ali apenas para assistir a uma gravação da prova no telão, como todos que estavam em casa, e apenas a abertura do envelope com o nome do vencedor ser ao vivo. Dessa vez a emissora usou a desculpa de que não seria apropriado manter crianças acordadas até tarde em um ao vivo. Mas, não precisa desculpa. Seja com crianças, seja com adultos, ou grava tudo ou faz ao vivo e a receita dá mais certo.



Mais "MasterChef Júnior" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/10/masterchef-junior-jurados-precisam-ser.html