quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

“A Fazenda” e “MasterChef Júnior”: Fica cada vez mais evidente que o resultado na eliminação é manipulado ou conduzido conforme o interesse das emissoras


O resultado duvidoso nas eliminações de dois realities shows na noite dessa terça-feira (1), em “A Fazenda”, da Record, e no “MasterChef Júnior”, da Band, só veio corroborar a tese de que não adianta nem ter auditoria dessa ou daquela empresa: a probabilidade de que os resultados são direcionados conforme os interesses de cada emissora fica cada vez mais nítida. Seja pela manipulação no direcionamento de votos quando esses são dados pelo público, caso da Record, seja pelo favorecimento claro na avaliação de jurados, caso da Band.

Não foi a primeira vez nessa oitava edição de “A Fazenda” que o eliminado foi justamente aquele que, pelas enquetes da maioria das redes sociais e sites não oficiais, vencia para continuar no programa. E olha que não são poucos os sites e blogs que promovem esse tipo de votação paralela. Estranho o modelo Marcelo Bimbi, depois de ter eliminado Mara Maravilha, que também era dada como favorita nas enquetes, e contar com quase 70% da preferência do público nas enquetes extraoficiais, na roça com a ex-miss Rayanne, acabar indo para casa com pouco mais de 40% na votação computada pela emissora.

E aí Roberto Justus, o apresentador que apresenta um programa que ele já admitiu não assistir, diz que “a votação é auditada pela BDO”. Como se nenhuma empresa de auditoria jamais tivesse se envolvido em casos suspeitos. E como se não houvesse outras formas de se manipular uma votação, antes mesmo que ela chegue ao filtro da auditoria. Não é à toa que o apresentador Roberto Justus insiste tanto em afirmar repetidas vezes no programa que “só valem os votos no site R7”.

Já na Band, como não há voto do público, não há auditoria. Então fica mais às claras a tendência dos jurados de privilegiar um ou outro candidato. No caso, a protegida continua sendo Ivana, cuja “imunidade maquiada” já fez algumas crianças com grande potencial na cozinha terem que se despedir da competição com desculpas pouco convincentes de Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Nessa última prova, por exemplo, os jurados admitiram que os profiteroles de Valentina estavam mais saborosos e, mesmo assim, ela foi eliminada, juntamente com Eduardo, poupando mais uma vez Ivana.

Ou seja, com auditoria ou sem auditoria, o que se vê é um comprometimento cada vez mais escancarado das emissoras e dos realizadores desse gênero de programa com quem eles querem que chegue à final da competição. Pode até ser que não consigam eleger o campeão, mas que fazem o aceitável e o inaceitável para levar à final quem eles querem, ah, isso está evidente.



Mais "A Fazenda 8" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/09/a-fazenda-8-nova-temporada-e-mais-do.html 

Mais "MasterChef Júnior" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/11/masterchef-junior-nao-ter-eliminacao-so.html