domingo, 30 de agosto de 2015

“Zorra”: Versão repaginada sepulta atração popular, mas pega carona no título que manteve o humorístico 15 anos no ar


Assistindo ao “Zorra’, ex-” Zorra Total”, exibido nas noites de sábado da Rede Globo, fico pensando: o que levou a nova direção da atração ou da emissora a acreditar que pelo simples fato de tirar o Total do título justificaria transformá-lo em outro programa sem assumir que realmente trata-se de outro programa? Sim, porque se trata de outro produto. Não adianta dizer que é a mesma “Zorra” repaginada. É como se repaginassem “A Praça É Nossa”, do SBT, colocassem alguém no lugar do Carlos Alberto de Nóbrega sentado em uma cadeira qualquer em uma praça de alimentação de um shopping e mudassem o nome do programa para “A Praça”. Não deixaria de ser uma praça, mas seria outra atração, voltada para outro público, certo?

O programa que ainda trazia o cunho de prestar um serviço a artistas da antiga como fazia a “Escolinha do Professor Raimundo”, comandado por Chico Anysio, que, por ter feito parte da turma que construiu a televisão brasileira não desamparava quem ajudou a construir essa indústria, perdeu totalmente sua identidade. Não importa se agradava a gregos ou a troianos. A alguém agradava, ou não estaria há 15 anos no ar.

Aí, mudam tudo, tiram de cena atores da antiga que tinham ali um refúgio para suas velhices totalmente desamparadas e transformam o único programa popular que restava na emissora num arremedo de “seriado de comédia” metido a humorístico com tiradas hiper-inteligentes e mega-antenadas, feito somente para gente de uma determinada patota sacar o tom da sutileza da ironia.

Veja bem, não sou contra a nova geração de comediantes que invadiu o horário. Nem questiono o emprego dessa turma enorme de redatores para fazer um programa semanal. O que eu estranho é o fato de a emissora dispensar dessa forma quem estava lá há mais de uma década carregando nas costas um título que se manteve por ter forte apelo junto aos telespectadores e aos anunciantes. Será que neste formato atual, com esses “novos” comediantes vai segurar mais uma década e meia no ar? E se não segurar nem um ano no ar, será que vão assumir que foi essa nova trupe que não agradou ou vão “dividir” a culpa com os verdadeiros integrantes do “Zorra Total”, o original, que restaram?


Mais "Zorra Total" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2014/09/zorra-total-mais-enxuto-programa.html