quarta-feira, 19 de agosto de 2015

“Programa Xuxa Meneghel”: Mesmo preocupada em buscar aprovação, Xuxa mostra que está pronta para o desafio


Depois de quase 30 anos vendo Xuxa Meneghel surgindo nos palcos da Globo descendo de naves platinadas ou simplesmente aparecendo em meio a nuvens de gelo seco com seus figurinos com toques de fetiches infantilmente sensuais, deparar-se com aquela que está fadada a levar para sempre a alcunha de Rainha dos Baixinhos em uma outra emissora é algo que causa estranheza. E foi essa a principal sensação que causou a estreia do “Programa Xuxa Meneghel” na Record na noite dessa segunda-feira (17).

É claro que seria estranho ver Xuxa comandar uma atração em qualquer outra emissora depois de décadas naquela que para os mais antigos era conhecida como a Vênus Platinada. É claro também que ela só sairia da líder de audiência para se arriscar em outra que daria a ela condições de ser, no mínimo, vice-líder e com autonomia para “deixar correr solto” como ela quisesse. Foi o que ela fez: assinou um contrato muito bem costurado para estar com você, brincar com você e com os milhares de “seguidores” que conquistou ao longo de anos. Aliás, vale lembrar que a expressão “seguidores” muito antes de ser usada nas redes sociais já fazia parte dos fãs clubes de Xuxa. Então, animação na plateia não vai faltar. Muito menos nas redes sociais.

Voltando ao programa, é bem complicado tecer qualquer juízo de valor já que ele claramente se concentrou em ser uma espécie de projeto de estreia, ou uma pré-estreia. O roteiro foi nitidamente de uma atração que está procurando o seu formato ideal. Xuxa parecia muito mais preocupada em buscar a aprovação do seu público do que em convencer como dona absoluta de uma atração própria. Ela corria pelos espaços do cenário para explicar a função de cada canto como criança que mostra sua nova casinha de bonecas. Brincou com sua trajetória levando a menina, hoje adulta, que foi alvo de chacotas na internet quando a apresentadora a tratou de forma mais severa. E ao pedir perdão à mesma foi logo mostrando seu diferencial: não quer ser uma apresentadora que se faz de santinha, boazinha e certinha, do tipo que acha uma revolução sair do palco para tirar um cisco do olho. Logo na estreia, Xuxa já tirou o brinco, ao vivo. E não teve qualquer pudor em admitir: “Eu não sou um amor de pessoa, eu sou bruta às vezes. É meu jeito”, reconheceu a apresentadora.

Teve ainda a longa explicação de que não estava copiando, mas sim se inspirando no talk-show da americana EllenDeGeneres. Uma explicação desnecessária. Soou como se estivesse se justificando. E muitas indiretas para a Globo que, com certeza, estavam entaladas em sua garganta, mas que talvez surtisse mais efeito se não tivessem sido feitas. Ignorar a “outra emissora” poderia ter gerado um efeito muito mais elegante. E muito mais arrasador para ela (a “outra emissora”). Justa e justificadas as homenagens a Hebe Camargo e a Silvio Santos. Sem falar no anúncio de sua participação garantida no próximo Teleton do SBT...

Mesmo essa estreia tendo sido uma espécie de apresentação, um dos melhores momentos foi quando Xuxa fez uma “participação” cômica na novela “Os Dez Mandamentos”. Com certeza esse lado de atriz pode ser bem explorado nas novelas e programas da casa. Xuxa não tem medo de brincar e fazer os outros se divertirem com ela mesma sem medo do ridículo.

Agora é esperar os próximos. Porque, apesar de preocupada em buscar aprovação, Xuxa mostra que está pronta para o desafio.