segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

“Jóia Rara”: Thiago Lacerda e Ana Cecília brilham em cena comovente em capítulo que teve tratamento de reta final em uma novela que está no ar há apenas três meses


Nessa segunda-feira (9), “Jóia Rara”, novela das seis da Rede Globo, parecia ter tido tratamento de “últimos capítulos” da história. Foi uma sequência atrás da outra recheada de revelações, com texto impecável e total entrega dos atores nas interpretações. Logo nas primeiras cenas, foi comovente o reencontro de Tony (Thiago Lacerda) com Gaia (Ana Cecília), sua mulher que passou mais de dez anos em um campo de concentração e todos davam como morta. A angústia do operário ao contar a Gaia que está casado com outra, Hilda (Luiza Valdetaro), foi sentida de uma forma verdadeira, sem meios tons nem exageros.

Assim como Thiago Lacerda, Ana Cecília também foi intensa na ação, não apenas pela caracterização que mostrava os efeitos de todo o sofrimento físico e psicológico que a política ativista passou, como também pela entrega da atriz à dor da personagem. E ainda tem a questão do filho do casal, que nenhum dos dois sabe que paradeiro teve.

Nesses entremeios, o momento leve mais uma vez aconteceu na pensão, em que Conceição (Cláudia Missura) confundiu toda a história de Jesus Cristo ao explicar o sentido do Natal para os monges. E claro, quando o divertido Joel (Marcelo Médici) se dividiu em cenas divertidas ora com Aurora (Mariana Ximenes), ora com Lola (Letícia Spiller).

Envolvente, bem dirigida e plasticamente muito bem cuidada foi a cena em que Franz (Bruno Gagliasso), Amélia (Bianca Bin) e Pérola (Mel Maia) montam a árvore de Natal juntos. Mas impactante mesmo, e esperada, foi a sequência que encerrou o capítulo, em que Franz flagra Manfred (Carmo Dalla Vecchia) tentando agarrar Amélia à força, declarando seu amor por ela, e esbofeteia o traidor. É o tal “gancho” que faz a gente ter vontade de assistir o próximo capítulo, mas que falta muitas vezes no encerramento da maioria das novelas.

Diferentemente de outras novelas que deixam para resolver tudo na última semana, “Jóia Rara”, escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes, tem mostrado fôlego para resolver situações pendentes sem muita demora e criar outras novas ainda mais instigantes. Há apenas três meses no ar, tomara que mantenha o mesmo ritmo até o fim.


Mais "Jóia Rara" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/11/analise-em-meio-tramas-perdidas-em.html