terça-feira, 23 de junho de 2015

Xuxa Meneghel x Tom Cavalcante: Rede Globo e Rede Record disputam audiência com mais do mesmo dos artistas de sempre


Uma disputa tão surreal quanto inssonssa se deu nesse domingo (21) entre Rede Globo e Rede Record. A primeira, com o “Domingão do Faustão” anunciando num improviso sem surpresa a volta de Tom Cavalcante para o casting da emissora na qual ele atuou durante onze anos, saiu para ir para a Record, onde ficou sete, e nos últimos quatro estava fora do ar. A segunda, com o “Hora do Faro” apresentando uma entrevista há dias já anunciada com Xuxa Meneghel, nova contratada da emissora na qual ela nunca atuou, mas resolveu arriscar investir e recomeçar uma nova etapa em sua carreira após 29 anos de Globo. Era evidente que a Rainha dos Baixinhos levaria a melhor, mesmo que a situação fosse invertida. A trajetória dos dois tem lá seus altos e baixos, críticas e elogios, como a de qualquer artista. De qualquer pessoa. Mas, sem dúvida, não dá nem para comparar a apresentação da chegada de Xuxa à Record à recepção feita para a volta de Tom à Globo.

Não foi à toa que, em termos de audiência, o programa de Rodrigo Faro ficou vários minutos à frente do de Fausto Silva. Xuxa pode não ter revelado nada de realmente inédito, mas Tom revivendo pela milionésima vez seus eternos tempos de João Canabrava foi pior do que ressaca do dia seguinte. Rodrigo Faro poderia ter valorizado muito mais o seu programa e até mesmo acrescentado pontos para si próprio se tivesse deixado de lado aquele clima exagerado de tiete nervoso e se posicionado mais como o apresentador profissional que é. Ficou over! Parece viver um eterno “dança gatinho”. Precisa aproveitar melhor as oportunidades que o destino e a emissora estão lhe dando.

Um ponto que ficou claro e pesou na entrevista de Xuxa foi sua certeza de que ela não se acha pronta para chegar agradando apenas por repetir o que sempre fez. Pelo contrário, ela quer se reinventar: “Durante três, quatro anos, eu não estava feliz com o que o que eu estava fazendo”, afirmou, referindo-se aos últimos anos em que estava no ar na Globo.  E em outro trecho destacou: “Minha vontade não é ser a primeira, mas ser a única”. Frases que pontuaram sua certeza de que não está mais na emissora considerada a “campeã de audiência”.

Em um momento, porém, Xuxa pisou na bola. Foi ao dizer que às vezes fala errado porque nasceu no Rio Grande do Sul. Como assim? Desde quando o estado de origem justifica falar errado?  A falha tanto pode acontecer com pessoas vindas de qualquer lugar que o próprio Rodrigo Faro, paulistano, largou um “Os pelo”, corrigido por ela própria.  Melhor procurar outra desculpa. Ou, melhor ainda, corrigir sem buscar justificativas errôneas.
Agora é esperar a estreia de ambos em suas novas casas.