sexta-feira, 3 de novembro de 2017

“A Fazenda – Nova Chance”: Vitória folgada de Flávia sobre Aritana reabre debate sobre manipulação da emissora nos resultados


A eliminação de Aritana de “A Fazenda – Nova Chance” com uma diferença de 8 pontos percentuais de desvantagem (42%) em relação a Flávia (58%), inflamou mais uma vez o questionamento feito há tempos sobre a existência ou não de manipulação dos resultados em votações populares nos realities show. Na ânsia de acirrar a disputa entre torcidas nas redes sociais e conquistar mais audiência no ibope, a Record está subestimando a inteligência do telespectador que, independentemente de torcer ou não por um ou outro participante, está atento à postura do apresentador e à condução dada pela direção do programa através da edição das imagens. Na noite dessa quinta-feira (2), ficou evidente um favorecimento para Flávia no destaque dado a uma “novelinha”, muito mal feita, diga-se de passagem, de seu namoro com Marcelo. É bem verdade que Aritana não tinha muita história a ser destacada de sua participação, mas a amizade com Marcos fez com que a torcida dele deflagrasse um mutirão para mantê-la no jogo. 

Desde o começo da votação, na noite de terça-feira (31), após a Prova do Fazendeiro vencida por Yuri e quando as duas peoas foram definitivamente para a Roça, a cozinheira, ex-MasterChef, aparecia na frente da sua oponente para continuar no jogo em todas as enquetes feitas pelos sites especializados em televisão. Evidentemente que o que conta é a votação no site oficial do programa, e é aí que a Record se agarra para fazer sua defesa. Mas é aí também que a emissora peca, pois é sabido que na grande maioria das vezes os índices apontados pelos demais veículos refletem o resultado final de qualquer reality que seguem esse sistema de eleição. Então por que a edição dessa noite focou tanto no Marcos, que nem estava na Roça, de forma negativa? E por que Roberto Justus fez tanta questão de evidenciar mais de uma vez que a votação estava sendo auditada pela BDO? Tanto o apresentador quanto o diretor Rodrigo Carelli devem ter esquecido é que paralelo à empresa de auditoria há hackers do site oficial atuando. E estes confirmavam um resultado que indicava a eliminação de Flávia, que, justiça seja feita, também contou com a força de sua torcida.

Guardadas as devidas proporções, não se deve desmerecer o trabalho das torcidas que, mais uma vez, viraram noites votando na internet. Tanto que em vários momentos algumas enquetes apontavam um empate técnico entre as duas peoas. Mas no programa ao vivo em nenhum momento Roberto Justus fez qualquer referência de que a votação estava apertada. Pelo contrário, ele evitou o tempo todo e o quanto pode tocar no assunto. Por isso mesmo ficou muito mais feio para a emissora no final dar uma vantagem de oito pontos para Flávia. Se tivessem dado a vitória a ela com uma diferença de um ou dois pontos, o “fantasma da manipulação” não teria voltado a assombrar o público com tanta força. Só não reclamem se a audiência voltar a despencar ainda mais, por que talvez o próprio programa não ganhe uma nova chance do público.


Mais "A Fazenda" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/10/a-fazenda-nova-chance-fazendeiro-da.html