sábado, 11 de novembro de 2017

“A Fazenda – Nova Chance”: Eliminação de Ana Paula mostra que torcidas estão mais atentas às estratégias de votação da roça


A eliminação de Ana Paula Minerato com 32,67 % dos votos, contra 67,33 % de Marcelo Ié Ié, nessa quinta-feira (9), sinalizou um movimento novo entre as torcidas dos peões de “A Fazenda – Nova Chance”. Isso porque mais uma vez a votação oficial da Record destoou totalmente do que indicavam as enquetes de diversos sites voltados à cobertura do reality rural. A diferença de porcentagem foi bem maior em relação à semana passada, quando Aritana perdeu para Flávia com oito pontos percentuais de desvantagem e as enquetes de fora do programa davam vitória para a ex-MasterChef. Dessa vez ocorreu outro fenômeno: as votações extraoficiais indicaram um empate técnico entre Ana Paula e Marcelo durante praticamente as 48 horas que durou a votação. Em alguns momentos ambos estavam com 50% dos votos. E a diferença do veredicto acabou sendo em torno de 18 pontos percentuais a menos do que as enquetes davam para a ex-Panicat.

Essa diferença pode refletir uma mudança de comportamento entre as torcidas, que por um lado estão seu unindo para salvar um ou outro peão e, por outro, estão ficando mais atentas para o fato de que o que realmente vale é a votação do site oficial do programa e estão deixando as enquetes de lado. O termômetro dessa movimentação são as redes sociais, onde os fãs manifestam abertamente suas estratégias. Pelo que se pode ver nessa última roça, grande parte da torcida de Flávia se uniu à de Marcelo, com quem a atriz está se relacionando no jogo. Já a torcida de Marcos se dividiu: uns queriam tirar o humorista, para atingir por tabela sua “namorada”, com quem o médico não tem um bom convívio; e outros torciam pela saída de Ana Paula, por acharem que ela poderia prejudicá-lo com a mudança de comportamento adotada por ela após sua tentativa frustrada de romance com ele. Curioso é que, comparando o número de seguidores dos dois roceiros, Ana Paula tem mais de um milhão contra menos de 500 mil de Marcelo. Mas tem ainda a torcida de Nicole Bahls, primeira eliminada dessa temporada, que também pode ter entrado em cena para ajudar a eliminar Ana Paula, tendo em vista que a rivalidade entre as duas ex-Panicats vem de outros tempos.

Mas não é só o fato de ter praticamente três torcidas a seu favor que contou para Marcelo ter uma vantagem maior em relação à outra roceira. Há ainda um sinal claro de que aos poucos mais internautas estão se dando conta de que não adianta ficar alimentando enquetes que em nada contribuem na contagem oficial de votos. O tempo desperdiçado dando acesso a outros sites é o mesmo tempo que o adversário ganha clicando onde o voto realmente é computado e faz a diferença. É claro que são as enquetes que alimentam as discussões nas redes sociais. Mas será que elas vão sobreviver a tantos resultados enganosos, uma vez que correm o risco de colocar em dúvida a credibilidade dos próprios sites que as realizam?


Mais "A Fazenda" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/11/a-fazenda-nova-chance-justus-tenta.html