sexta-feira, 5 de agosto de 2016

“MasterChef Brasil”: Relações interpessoais disputam posto de ingrediente principal em programas de competições culinárias


As competições culinárias estão conquistando cada vez mais espaço na televisão há algum tempo, mas é visível como os programas desse gênero estão não apenas se aperfeiçoando nas provas de gastronomia como também investindo nas disputas interpessoais, que estão cada vez mais acirradas. O público não está de olho somente nas receitas e pratos preparados, como passou a analisar detalhadamente a personalidade de cada participante. Um dos termômetros é a repercussão nas redes sociais, onde cozinheiros amadores até então completamente anônimos ganham torcidas organizadas e conquistam verdadeiros fãs. Serão as novas celebridades instantâneas de forno e fogão?

Um exemplo claro é o favoritismo que Leonardo e Raquel, dois dos quatro finalistas do “MasterChef Brasil”, da Band, vêm mostrando nas pesquisas feitas pela própria emissora entre os internautas. A própria empresária mineira já disse que ela e o empresário paulista são dois “lobos solitários”, pois sempre se mantiveram na deles, sem fazerem parte de nenhum dos grupos de afinidades que se formaram ao longo da competição e que, de alguma forma, tentaram desestabilizar a dupla. Enquanto isso as duas outras duas finalistas, Luriana e Bruna, posam de “irmãzinhas” em um jogo onde só haverá um vencedor. Nessa de “miga” pra lá, “miga” pra cá, Luriana até perdeu de ir direto para o mezanino ao salvar a torta da Bruna e deixar a sua em segundo lugar. Deve ter se esquecido de seu próprio depoimento gravado momentos antes: “Agora não tem mais como me esconder atrás dos amigos”, tinha confessado Luri ao saber que a prova seria individual.   

Fato é que o público percebe os mínimos detalhes nas ações e reações individuais no convívio em grupo. Como aconteceu recentemente quando Julianne Trevisol venceu o “Super Chef Celebridades”, do “Mais Você”, na Rede Globo, a despeito de toda a falta de imparcialidade que houve na condução da competição e da forma fria como foi tratada pelos demais famosos. Além da competência mostrada na cozinha, o que lhe rendeu muitas notas 10, a atriz conquistou o prêmio também graças aos votos que ganhou dos telespectadores via internet e SMS. E disputando com André Gonçalves e Eri Johnson, dois atores veteranos na emissora e muito mais conhecidos do que ela, que acabou de vir da Record. Vale lembrar que quem está em casa não sente o cheiro nem o sabor da comida, mas sabe avaliar muito bem o comportamento de cada aprendiz de chef.

Em “Batalha dos Cozinheiros”, conduzido por Buddy Valastro na Record, os participantes não são famosos, têm conhecimento vago de gastronomia e percebe-se que estão ali principalmente por uma idolatria que alimentam pelo Cake Boss norte-americano. Mas na hora das provas, todos deixam de lado qualquer tipo de sentimentalismo em relação aos alimentos ou paixão pela cozinha e partem para a briga. As discussões chegam ao ponto de o programa parecer mais uma versão kitchen de “Casos de Família”, do SBT. A cada eliminação acontece um novo bate-boca.

Já em “Bake Off Brasil”, do SBT, embora a disputa aconteça entre confeiteiros, em alguns momentos ela não se mostra muito doce. A dose de competitividade aumenta a cada episódio, principalmente quando envolve relações mais delicadas, como é o caso da dona de casa Juliana e sua filha, a cantora lírica Juliana, que concorrem em pé de igualdade. A filha não se constrange em deixar claro que quer vencer a mãe nas provas: “Os filhos vieram para superar os pais!”, afirma sempre Paula de forma categórica. Sem falar que a cantora, que irrita a todos com suas cantorias de ópera durante as provas, não perde a chance de cutucar seus concorrentes.
   
Independentemente das polêmicas que são revertidas em audiência, esses programas de culinária podem correr o risco de errar a mão e acabar exagerando na escolha de participantes que tenham mais o perfil para entrarem em um reality show do tipo “Big Brother” do que mesmo em competições em que a estrela maior deve ser a gastronomia. Aí a receita pode desandar de vez.



Mais competições culinárias em:

"MasterChef Brasil"
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/06/masterchef-brasil-gleice-e-eliminada-e.html

"Bake Off Brasil"
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/07/bake-off-brasil-competicao-culinaria.html

"Batalha dos Cozinheiros"
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/07/batalha-de-cozinheiros-competicao-de_1.html

"Super Chef Celebridades"
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/07/super-chef-celebridades-emocionada.html