sábado, 11 de julho de 2015

“Sete Vidas”: Em quatro meses, temas contundentes e profundos foram tratados em uma novela das seis com a delicadeza e a maturidade que faltam no horário nobre


“Sete Vidas” chegou ao fim nessa sexta-feira (10) coroando a ideia manifestada nesses quase exatamente quatro meses no ar - a estreia da novela das seis da Rede Globo foi dia 9 de março - de que uma boa história não precisa ser contada tendo como foco principal a disputa entre vilões e mocinhos, nem tampouco ficar oito meses no ar para conquistar o público pela insistência. Ela precisa ser verdadeira, vivida por personagens que não se privam de sonhar, de acertar, de errar, de enfrentar, de desistir, e ter argumentos convincentes para o desenrolar de cada trama. Mesmo mantendo a leveza que o horário pede, a novela escrita por Lícia Manzo e Daniel Adjafre não deixou de tocar em temas sérios e muitas vezes até dramáticos, como o uso de medicamentos para emagrecer, como fez Elisa para não perder trabalhos como modelo; polêmicos como a homossexualidade feminina de Esther e masculina de Eriberto e Renan; o vício em jogos de Durval, que, infelizmente não conseguiu se curar, prova de que não é tão fácil assim, e o mote principal da trama: a doação de sêmen que pode interferir no modelo familiar tradicional. Sem recorrer ao dramalhão ou ao sensacionalismo para criar polêmica, tudo foi tratado com delicadeza e consistência. Levou os mais sensíveis às lágrimas. Mas não porque explorou a dor. Fez chorar de emoção, não importa se por alegria, tristeza ou nostalgia, mas principalmente pelas situações que são tão comuns ao dia a dia de cada um na nossa vida real. Tocou, e deu seu alerta através de um texto naturalista, de diálogos simples, sem falas discursivas ou pomposas, e com interpretações contidas, mas demonstrando claramente a intenção de cada gestual.

Valeu cada palavra escrita pelos autores, valeu cada interpretação dos atores, valeu todo cuidado da direção, produção e demais envolvidos na equipe em geral envolvida no todo. Que cena simples e contundente aquela exibida no penúltimo capítulo, na quinta-feira (9), em que Miguel entrega uma caixa de presentes a Laila, justificando cada etapa da vida da filha em que esteve ausente. E que sequências tocantes protagonizadas por Fernando Eiras e Fábio Herford, dois seres humanos se encontrando. Foi isso que mostrou o desfecho que uniu Renan e Eriberto, sem firulas, sem alardes, sem gestos feitos para provocar, sem se mostrar como um casal diferente, apenas sendo o que são: seres humanos. No fim, “Sete Vidas” mostrou que tinha mais vidas do que se supunha.

Nas semanas anteriores, a mídia, aquela que se preocupa muito mais em “dar em primeira mão” do que em ser realmente especializada e apurar a fundo e com critério antes de sair afirmando categoricamente o final da história, saiu divulgando que Lígia não voltaria com Miguel e continuaria com Vicente, enquanto Júlia deixaria Felipe para ficar com Pedro. Não vamos confundir “dar um furo” com “dar em primeira mão”. O primeiro é algo que sempre foi sonhado por todo jornalista apaixonado pela profissão, mas, antes de sua publicação, é preciso que haja convicção e seja cobrada responsabilidade para que ao invés dê uma “barrigada”. O segundo é algo de uma mídia que não se baseia em fatos reais.

Mas, nem por isso, deve ser cobrada por sua precipitação em jogar no ar qualquer tipo de informação, baseada no recurso de que depois será fácil publicar uma errata ou algo semelhante, mas disfarçado de “nova nota”. Afinal, a própria novela pode ter perdidos telespectadores que, confiando na (des)informação divulgada e não gostando de algum falso desfecho anunciado, decepcionou-se e deixou de assisti-la. Mas os autores se superaram ao justificar os desfechos escolhidos por eles.

Buscando a análise que fiz sobre a estreia de “Sete Vidas”, em março, escrevi: “(...) já mostrou em sua primeira semana que os tempos são outros e que chegou a vez de o horário das seis ganhar uma história com jeito de gente grande na Rede Globo. De autoria de Lícia Manzo e Daniel Adjafre, a novela vem mostrando a cada capítulo um texto maduro, diálogos bem elaborados sem cair no trivial das conhecidas frases de efeito e tramas bem costuradas, encerrando cada bloco de forma inteligente, deixando o famoso “gancho”, que deixa no telespectador o desejo de saber o que virá depois”.

Agora, percebo que o mais interessante é que “Sete Vidas” termina sem deixar a certeza de que acabou e que vai deixar um vazio por um tempo, logo preenchido pela sua sucessora. Não, a sensação é de que aqueles personagens vão continuar seguindo suas vidas, sim. Apenas não teremos mais uma lente focada neles para nos mostrar o desenrolar de seus dias. Poucas novelas conseguem deixar no ar essa ideia no último capítulo. Foi uma novela das seis com jeito de gente grande. Em quatro meses fez mais do que muitas não fazem nem ficando no ar por mais de oito meses em horário nobre.


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