quinta-feira, 26 de outubro de 2017

“MasterChef Profissionais”: Saída de Clécio, o mineiro de sotaque forçado, prova que a competição é de culinária, e não de humor


Depois do episódio desperdiçado semana passada com uma repescagem inútil, o “MasterChef Profissionais” dessa terça-feira (24), na Band, conseguiu retomar o fôlego. Tudo graças à tão esperada eliminação de Clécio, o mineiro de sotaque forçado, que ajudou a elevar a audiência e levou a hastag do programa aos Trending Topics do Twitter. Nas redes sociais houve até comemoração quando ele foi para a berlinda ao lado de Francisco, a quem ele irritantemente chamava de Paizão, como os dois piores da Prova de Eliminação. No começo da competição culinária, o personagem encarnado por Clécio fez até alguma graça, mas aos poucos começou a ficar repetitivo e inconveniente. O tal “sou seu fã” que falava para os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, virou claramente uma bajulação para tentar ser poupado na hora das avaliações de seus pratos. E o excesso de mineirice ficou ainda mais falso quando ele começou a trocar a letra “R” pelo “L” em algumas palavras, falando como o Cebolinha, personagem criado pelo cartunista Maurício de Souza. Só que a competição é de quem cozinha melhor e não quem tem talento para o humor.

O quarteto formado por Clécio, Francisco, Irina e Raissa caiu na Prova de Eliminação após perder para o time Vermelho formado por Lubyanka, Monique, Pablo e Ravi na primeira tarefa, que foi servir 120 convidados na comemoração de 200 apresentações do espetáculo “Les Misérables”, em cartaz em São Paulo. Os times foram escolhidos pelo próprio Francisco, que se gabou de ter experiência com culinária francesa ao saber que essa seria a base do menu finger food a ser servido. Acabou amargando sua segunda derrota seguida como capitão. Sem falar que quem realmente liderou o serviço no grupo do avental Azul foi Irina. O veterano tem muito papo e pouca ação. O mesmo aconteceu na Prova de Eliminação, cujo desafio era fazer uma réplica ou uma releitura do bolo Dobos, sobremesa típica da Hungria. “Confeitaria é minha zona de conforto”, gabou-se mais uma vez Francisco. E acabou não colocando gema no creme de manteiga, ingrediente essencial na receita francesa.

Clécio também pagou com a língua ao ter ironizado quando o mezanino perguntou qual açúcar ele tinha usado. “O açúcar doce”, respondeu, querendo mais uma vez fazer piada. Lubyanka não achou graça, pois ela só queria alertar que o açúcar deveria ser o impalpável e não o granulado. O ingrediente errado acabou pesando para que ele ficasse entre os dois piores e acabasse sendo eliminado. E para encerrar com chave de ouro, o seu Paizão, depois de levar o “filhão” até a saída da cozinha, aproveitou para fazer mais um discurso demagógico: “Preferia ter sido eu”, disse ele, carregando na emoção para as câmeras. Sempre que sobe no mezanino Francisco dá um jeito de chamar a atenção sobre ele com suas frases ensaiadas. Mas, como político em cima de palanque, só convence mesmo quem ainda não percebeu seu jogo.


Mais "MasterChef Profissionais" em:
https://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2017/10/masterchef-profissionais-guilherme.html