sábado, 3 de setembro de 2016

“Programa do Jô”: Fausto Silva conta histórias divertidas de sua trajetória no rádio e na TV em entrevista que teve até apagão


Jô Soares estava certo ao dizer que bobeou ao não ter deixado Fausto Silva para encerrar a carreira do “Programa do Jô” na Rede Globo, no final do ano. Realmente, dificilmente ele conseguirá outro nome que supere a entrevista que o apresentador do “Domingão do Faustão” deu nessa sexta-feira (2) e que também não seja uma figurinha repetida ou tarimbada em outras atrações da emissora.  

Ao ser anunciado, Fausto entrou no estúdio aparentemente tímido, mas bastou se sentar no sofá para desandar a falar. Antes mesmo que o anfitrião se manifestasse, fez questão de esclarecer que já foi entrevistado do Jô, “há 50 anos”, quando o programa dele era no SBT. Ou seja, derrubou de cara a ideia de estar aceitando um convite do amigo pela primeira vez. A entrevista, que logo virou uma conversa descontraída e animada entre amigos, só estava sendo inédita mesmo na Globo.

Foi um papo de botequim sem teor etílico, porque Fausto não bebe. E, apesar de ambos terem fama de não deixarem seus convidados falar, um soube respeitar o tempo do outro em uma sinergia poucas vezes vista no talk show. Com uma pauta flexível, Fausto começou falando sobre suas peripécias como repórter esportivo e trazendo histórias engraçadas de campo. Os assuntos variaram conforme os ganchos vinham surgindo, misturando desde lembranças de quando Fausto foi coroinha, até as famosas pizzas que oferece atualmente em sua casa para os amigos.

Claro que não faltaram variações em torno do tema figurino plus size. Fausto não deixou por menos e entregou que Jô, na época que emagreceu 80 quilos, deu uma jaqueta de couro dele para o motorista e quando engordou de novo foi pedir o presente de volta. No meio da conversa, justo quando Jô dizia que hoje em dia é crime chamar alguém de gordo, aconteceu um apagão no estúdio: “Falou de gordo apagou a luz”, brincou Fausto, já contando um episódio em que um grupo de amigos fez uma festa de aniversário de um ano da morte de uma apresentadora e no meio da comemoração apagou a luz. “Eu não fui, me contaram. Aposto que foi ela que apagou aquela p...! E se eu conheço, foi ela que desligou isso aqui tudo”, referindo-se à queda de energia durante a gravação.

Quando a luz voltou totalmente, 40 segundos depois, Jô mandou não editarem o bloco. “É a maior homenagem que a luz da televisão podia fazer ao Fausto Silva”, disse ele, puxando os aplausos da plateia. Sem economizar nos palavrões e sentindo-se em casa, Faustão não titubeou ao ouvir Jô pedindo para Willem (Van Weerelt, diretor do programa), rodar a vinheta: “O Willem  tá aqui ainda? Ele era o pico doce da Globo. Comia todo mundo!”, divertiu-se o entrevistado.

O melhor momento da entrevista ficou por conta do bloco em que os dois recordaram os áureos tempos do rádio e da televisão, citando situações surreais que envolveram figuras ilustres como Adoniram Barbosa, Caçulinha, Elis Regina, Nilton Travesso, Cassiano Gabus Mendes e Boni, entre tantos outros. Como sempre, Fausto citou várias vezes o “Perdidos na Noite”, programa que marcou sua estreia na TV, exibido de 1984 a 1988, começando na TV Gazeta e passando depois pela Record e pela Band.

Ao fim do programa, Jô estava visivelmente orgulhoso de ter contado com a presença do amigo: “Isso é um momento histórico. Eu bobeei, deveria ter deixado essa entrevista para ser a última do ano, porque seria um fecho de ouro. Mas não tem problema, porque qualquer momento que você senta aqui é um fecho de ouro”. Fausto retribuiu explicando que não costuma dar entrevistas porque, como está todo domingo quatro horas no ar, ninguém aguentaria vê-lo também em outros programas durante a semana. E prestou sua homenagem ao amigo: “Um cara que está na história como um dos três maiores humoristas desse país, que tem uma cultura acima da média em qualquer lugar do mundo, que consegue se transportar de um tipo de trabalho, que é o humorismo, vira entrevistador e consegue ser o mais importante da história também... Não é para qualquer um”, exaltou.

Resta esperar qual será o próximo programa que receberá essa deferência do apresentador do "Domingão". E também aguardar para saber qual será realmente o último convidado de Jô Soares em mais essa passagem sua pela Rede Globo.


Mais Fausto Silva em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/12/domingao-do-faustao-desabafos-de.html