terça-feira, 13 de setembro de 2016

“Justiça”: Beijo entre assassino e mãe de sua vítima desafia emocional e psicológico, e causa misto de indignação e reflexão


Das cenas dramáticas mostradas até agora em “Justiça”, a do beijo entre Elisa (Débora Bloch) e Vicente (Jesuíta Barbosa) no final do episódio dessa segunda-feira (12) talvez tenha sido a que tocou mais fundo por provocar um misto de indignação e reflexão. É sabido desde a estreia da série da Rede Globo, há três semanas, que cada uma das quatro histórias contadas de forma intercalada tem a nítida intenção de levar o telespectador a se questionar sobre como agiria se estivesse na pele de cada personagem. Mas mostrar a mãe beijando o assassino de sua própria filha foi uma ousadia da autora Manuela Dias, que desafiou o emocional e o psicológico de qualquer telespectador.  

Mesmo que o envolvimento entre Elisa e Vicente já viesse sendo ensaiado, o “fato consumado” causou impacto. Contrastou com a cena impactante do primeiro episódio em que a professora de Direito apareceu em absoluto desespero agarrada ao corpo ensanguentado de Isabela (Marina Ruy Barbosa), morta a tiros pelo noivo no box do banheiro, onde ela o estava traindo com outro. Como a mãe, que durante sete anos se preparou para matar aquele que tirou a vida de sua filha quando este saísse da cadeia, pode agora se entregar a esse mesmo homem?

Estará Alice sofrendo de uma espécie de Síndrome de Estocolmo, em que a vítima se apaixona por seu algoz? Ou ela, sentindo-se incapaz de realmente matar Vicente, mudou os meios usados para atingir sua vingança? Na história protagonizada por Cauã Reymond, seu personagem, Maurício, também desistiu de matar o homem que atropelou sua mulher e resolveu fazê-lo sofrer em vida. No entanto, as circunstâncias que envolvem um crime e outro são bem diversas. E as tentativas de buscar atenuantes para o caso de Elisa, como mostrar em flashbacks que Isabela não era a filha ideal nem a mocinha perfeita, podem ser apenas armadilhas para despistar a passionalidade que o cerca.

Talvez aí esteja mais um ponto instigante dessa série: independentemente do desfecho que será dado pela autora da história, a avaliação pessoal de qual é o crime pior e até que ponto todos são culpados e/ou inocentes vai continuar dependendo do ponto de vista ou das próprias experiências de cada um.


Mais "Justiça" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/09/justica-caua-reymond-surpreende-em.html