domingo, 4 de setembro de 2016

“Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão”: Calma e tom professoral de nova chef acabam com austeridade e ritmo que sempre justificaram título da competição


Se a ideia do SBT era dar um tom maternal ao “Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão” ao substituir o chefe Carlos Bertolazzi pela chef Danielle Dahoui no comando dessa quarta temporada, o intento foi alcançado. Ficou bastante claro na estreia, nesse sábado (3), que a competição culinária não terá mais o mesmo sabor sem o tempero da austeridade, marca registrada da atração britânica original que ganhou o mundo principalmente pelo carisma do implacável chef Gordon Ramsay.

Nas três temporadas anteriores, Bertolazzi tentou imitar o inglês no grito. Não deve ter agradado ao patrão Silvio Santos, já que decidiram suavizar o tom colocando uma mulher para comandar a cozinha. Deveriam ter mudado também o nome da atração, já que o que era pressão virou um “banho-maria” e todos parecem estar mais em um paraíso do que num inferno.

O formato continua o mesmo. Os 20 cozinheiros foram divididos em dois grupos: dez mulheres no time vermelho e dez homens no time azul. Logo na primeira prova, em que cada um preparou o seu “prato de assinatura”, dois foram eliminados: o gogo boy Marco e a professora Ludmyla. Os 18 restantes ganharam suas domas e foram para a primeira prova em equipe, em que devem servir convidados do restaurante oficial do programa. Entre eles estavam participantes do “Bake Off Brasil”, uma batalha de confeiteiros da emissora que chegou ao fim no sábado passado, no mesmo horário.

Foi aí que se pode conhecer melhor o estilo de Danielle Dahoui. Num primeiro momento ficou claro que ela está preocupada em não parecer que irá privilegiar o time feminino, mas também precisa tomar cuidado para não acabar sendo condescendente demais com o masculino. O problema é seu tom quase professoral ao lidar com os cozinheiros, como se todos estivessem no Jardim de Infância. Teve até o momento “chef-zen”, quando ela tentou acalmar uma participante aconselhando suavemente: “Pensa numa luz dourada. Respira. Foco”. Se o Gordon visse essa cena mandaria botar fogo na caixa d’água.

É compreensível que Danielle Bahoui não tenha experiência em televisão, já que foi escolhida através de uma seleção que a direção do programa fez após buscar chefs femininas pela internet. Mas foi extremamente amador ter afirmado “É o meu que está na reta!”, ao reclamar do time feminino que não estava indo bem nos pratos. Como assim? Ela estava com medo de ser eliminada?

Ficou claro também que lhe falta perspicácia para avaliar prontamente apenas no olhar quando um prato não está em condições de sair da bancada e ir para a mesa. Vários foram devolvidos pelos clientes porque as kaftas e as quiches estavam crus, e os tarteletes estavam duros. Ora, quando a sobremesa estava sendo preparada, a chef conferiu de perto que todos tinham errado ao assar a massa das tarteletes: “Mazipan não vai no forno. É cru!”, alertou ela. E mesmo assim deixou que passassem da bancada, que é supervisionada por ela, para as mesas. Ao menos nesse quesito Bertolazzi sempre teve razão ao ser austero com os cozinheiros e exigente no resultado final dos pratos.

Já na hora da eliminação, Bahoui se saiu bem ao fazer uma avaliação correta e criticar a forma injusta como o time azul indicou para serem julgados dois participantes que não foram os piores da noite. Mas foi rápida demais para anunciar a búlgara Borianka, que foi quem realmente não mostrou a que veio no time vermelho, como sendo a terceira eliminada da estreia. Poderia ter feito um pouco de suspense e criar expectativa em torno da decisão, afinal ela está em um reality show...  

Ah, só para lembrar: Dahoui é a primeira chef no comando da cozinha do “Hell’s Kitchen”, mas o programa já teve uma apresentadora em 2009, no ITV1, quando Claudia Winkleman dividiu a cena com o chef Marco Pierre White, mentor de Gordon Ramsay, à frente da competição culinária no canal britânico.










Mais "Hell's Kitchen - Cozinha Sob Pressão" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2015/12/hells-kitchen-cozinha-sob-pressao.html