segunda-feira, 22 de agosto de 2016

“Bake Off Brasil – Mão Na Massa”: Disputa culinária mantém expectativa para final, com avaliação feita às cegas pelos jurados


O penúltimo episódio de “Bake Off Brasil”, que foi ao ar nesse sábado (20), no SBT, mostrou como jurados de uma competição culinária podem ser justos em seus critérios de avaliação e agir de forma coerente na escolha de quem deve ser eliminado e quem merece permanecer até a final. Foi o que fizeram a chef confeiteira Carolina Fiorentino e o empresário Fabrizio Fasano Jr., quando optaram pela eliminação da paranaense Juliana, deixando a mineira Camila e os paulistas Noemy e Marcos como três finalistas.

Foi difícil a conversa decisiva que os dois jurados tiveram com a participação da apresentadora do programa, Ticiana Villas Boas. Carol até lembrou que se fossem seguir o mesmo critério dos episódios anteriores, de simplesmente salvar os melhores das duas provas, a criativa e a técnica, e colocar como foco da eliminação principalmente quem falhou na segunda, não haveria problema. Na semifinal, a primeira consistiu em produzir 20 macarons, de dois sabores diferentes, a partir da aula que tiveram com o chef francês Fabrice Le Nud, premiado nessa especiaria, e a outra em reproduzir um bolo com formato de melancia e sabor de chocolate. Porém, como disse Fasano, eles não poderia julgar ressaltando apenas quem ganhou ou perdeu a segunda prova porque ela não foi bem executada por nenhum dos competidores.

Levando em consideração a trajetória dos quatro, Camila e Noemy foram as que mais ganharam o avental de confeiteiro da semana e tiveram uma constância durante toda a temporada. As duas também ficaram entre as melhores na prova dos macarons. O embate ficou entre Juliana e Marcos, que tiveram oscilações no decorrer de toda a competição. Mas Carol também relevou o estado emocional de cada um. “É supernormal eles estarem mais nervosos nessa segunda prova técnica por ser uma semifinal, a gente sabe que eles fazem muito melhor do que esse bolo e com certeza a emoção fez com que essa não fosse uma prova maravilhosa”, observou a chef confeiteira.

No fim, apesar de claramente ser o queridinho de Fasano, Marcos foi o terceiro nome anunciado como finalista, ao lado de Camila e Noemy, simplesmente pelo fato de que Juliana não cumpriu a prova criativa, entregando apenas metade dos 20 macarons exigidos no desafio. Na verdade, ela parecia estar se sabotando para sair, pois estava visivelmente triste após a eliminação de sua filha, Paula, no episódio anterior. O próprio Fasano disse à dona-de-casa que se ela tivesse entregue ao menos um macaron bem feito do segundo sabor pedido, teria continuado na disputa.

Marcos já está preparado para desfilar a gravata borboleta que guardou para a final. E, continuando o mesmo senso de justiça visto no decorrer da competição, a briga pelo título deverá ficar mesmo entre Camila e Noemy. Até porque, diferentemente de outras competições de culinária, a avaliação da prova decisiva é feita às cegas, como sempre aconteceu. Ou seja, os jurados experimentam os doces sem saber quem fez. Não há como beneficiar um ou outro confeiteiro amador. Então, que vença a melhor!


Mais "Bake Off Brasil" em:
http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2016/07/bake-off-brasil-competicao-culinaria.html