sexta-feira, 5 de abril de 2013

“Vem_Aí”: “A Grande Família” e “Tapas e Beijos” estreiam novas temporadas repaginadas e mostram fôlego para muito mais episódios, enquanto “Louco Por Elas” se repete e não prende a atenção

Dos três seriados que estrearam nova temporada na Rede Globo em 2013, “A Grande Família” e “Tapas e Beijos” realmente voltaram das férias repaginadas, enquanto “Louco Por Elas” voltou em janeiro trazendo apenas uma sequência do que já era visto nas fases anteriores.

“Tapas e Beijos”, em seu terceiro ano no ar nas noites de terça-feira, recebeu uma mexida em toda a trama, a começar pela volta para o subúrbio de Sueli (Andréa Beltrão) e Fátima (Fernanda Torres), após não terem mais condições de pagar o apartamento em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.  A situação foi provocada por Flavinha (Fernanda de Freitas), que assumiu o comando da loja Djalma Noivas no lugar do marido, Djalma (Otávio Muller), que ainda se recupera de um enfarte, e aumentou o aluguel do imóvel onde as duas amigas moravam.

A vida de Jorge (Fábio Assunção) e Armane (Vladimir Brichta), também não está fácil. Armane, após um incêndio ter destruído sua loja, teve que voltar para a ex-mulher, Clotilde, que é citada, mas, pelo menos por enquanto, ainda não apareceu. E Jorge é pego de surpresa com a aparição de sua ex-mulher, Márcia, interpretada por Malu Galli. A atriz, por sinal, entrou no clima e mostrou perfeita sintonia com o afinado elenco.

Mas os encontros e desencontros não atingem apenas a dupla de casais principal da história escrita por Cláudio Paiva e dirigida por Maurício Farias. Chalita (Flávio Migliaccio), agora casado com Lucilene (Natália Lage), também está tendo seu momento de destaque. Sua união é de fachada, para o libanês não correr o risco de ter que voltar a seu país de origem, mas ele acaba se apaixonando pela jovem, que está namorando Lelu (Felipe Abib), um ex de Fátima, e também despertando o interesse de Armane, ex de Sueli. Enfim, a nova temporada promete muito barulho e confusão.

Há 12 anos no ar, “A Grande Família” voltou às noites de quinta-feira já apresentando novidades na abertura, que agora tem a música-tema, que era cantada por Dudu Nobre, agora interpretada por Ivete Sangalo. De autoria da dupla Tom e Dito e composta em 1972, a canção “A Grande Família” também embalou a primeira versão do seriado exibida nos anos 70. E pelo primeiro episódio dessa 13ª temporada deu para perceber que Agostinho (Pedro Cardoso) vai roubar, literalmente, mais uma vez muitas cenas. Tudo porque Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) resolvem passar seus bens, ainda em vida, para os filhos, Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Bebel (Guta Stresser). Tuco, agora decidido a seguir a carreira de ator, vende sua parte para a irmã. Esperto e aproveitador, Agostinho, recém-saído da cadeia na qual tinha sido preso na temporada anterior, assume o comando da casa e de toda a família da esposa. Foi o pontapé inicial para os eternos embates entre as famílias Silva e Carrara.

Tanto o elenco principal quanto os coadjuvantes dispensam elogios. Todos os atores, depois de tanto tempo no ar, brincam em cena com maestria e desenvoltura. E, sem dúvida, o programa que agora tem direção-geral de Felipe Sá e autoria de Mauro Wilson, que conta com a colaboração de Bernardo Guilherme e Marcelo Gonçalves, vem com fôlego para mais um ano e talvez muitos outros, apesar de estar sempre na eminência de ser sua exibição derradeira. Destaque no episódio dessa quinta-feira (4) para a merecida homenagem feita pelos dez anos da morte de Rogério Cardoso, ator que interpretou Floriano, ou Seu Flor, o pai de Nenê, de 2001 a 2003.

O mesmo não se pode dizer de “Louco Por Elas”, que voltou em sua terceira temporada em janeiro logo após o “Big Brother Brasil 13”. Parece apenas uma sequência do que vinha sendo visto nos anos anteriores. A “novidade” da fase atual foi a volta de Veruska, personagem de Reginaldo Faria que na trama vive o pai de Léo (Eduardo Moscovis). A mudança é que antes ele se vestia de mulher e agora, por uma contingência, voltou a se vestir como homem. A situação é diferente, mas Veruska não é propriamente uma novidade. Giovana (Deborah Secco) ter passado de escritora a apresentadora de televisão, no melhor estilo Cristina Rocha no “Casos de Família” do SBT, também não convenceu.

De bom mesmo até agora foi a homenagem feita a Glória Menezes, mês passado, na qual enquanto Violeta contava seu passado para a neta Theodora (Laura Barreto), imagens da atriz em cena ao longo de sua carreira foram mostradas. Glória mereceu. E o seriado, que tem redação final de João e Adriana Falcão e direção de Allan Fiterman, também merece sair da mesmice mais vezes.


Mais em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2011/10/tapas-e-beijos-visual-refinado-dos-anos.html

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/11/tapas-e-beijos-x-louco-por-elas-yona.html