terça-feira, 30 de abril de 2013

“Sangue Bom”: Texto afiado de Maria Adelaide Amaral e direção ágil de Dennis Carvalho são as referências mais fortes no primeiro capítulo da nova novela das sete


Com uma dupla formada por duas feras em dramaturgia, Maria Adelaide Amaral na autoria e Dennis Carvalho na direção de núcleo, “Sangue Bom”, novela das sete da Rede Globo, estreou nessa segunda-feira (29) sem cenas apoteóticas ou interpretações bombásticas, mas com um colorido nas imagens, um cuidado na trilha sonora, uma suavidade e uma simplicidade na narrativa que não há como não se esperar que vá cativar o público.

A novela tem como fio condutor um tema delicado que por si só emociona, que é a adoção, mas contada de forma moderna e divertida a partir de três jovens abandonados por seus pais biológicos que acabam tendo diferentes destinos após serem adotados por famílias distintas. São eles Amora, trazendo uma Sophie Charlotte mostrando de cara que está agarrando com unhas e dentes o papel de protagonista, Fabinho, o revoltado vivido por um Humberto Carrão disposto a perder a fama de “carinha de bom moço”, e Bento, o boa praça interpretado por um Marco Pigossi imbuído na missão de fazer um personagem de bem com a vida e prometendo não cair na caricatura do bobo alegre.

Mas é claro que uma história contada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari não deixaria de ter suas alfinetadas na realidade, como as referências que a trama faz à busca da fama a qualquer preço, a realities show e ao mundo pop como aconteceu em falas de Bárbara Ellen, a atriz da ficção interpretada por Giulia Gam, que promete roubar muitas cenas como a mãe adotiva de Amora. A autora fez uma paródia não só atingindo os pseudo-famosos como também a quem é verdadeiramente responsável pela divulgação dessas “celebridades instantâneas da mídia”.

Ainda no rol de jovens protagonistas, Fernanda Vasconcellos, como Maria Luísa, parece ainda não ter perdido os ares de Ana, a tenista sofrida de “A Vida da Gente”. Já Isabelle Drummond deu uma repaginada total e é outra atriz vivendo a jogadora de futebol Giane, em nada lembrando a ingênua Maria Aparecida de “Cheias de Charme”.

E em meio às alfinetadas nas entrelinhas do texto, já há bordões que prometem pegar, como “peguei sua proteína”, “vazei mocréia” e “gente não prejudicada”, que é uma nova versão para o “gente diferenciada”. E no contexto, a não preocupação em se aprofundar na apresentação de todos os personagens valorizou o núcleo principal e despertou o interesse em saber quais são os próximos personagens que vão interagir com esses jovens protagonistas. Mas já se pode conferir a presença marcante de outros atores no elenco, como Malu Mader, Bruno Garcia, Letícia Sabatella, Marisa Orth e Ingrid Guimarães, entre outros.

A última cena do primeiro capítulo, com o esbarrão entre Amora e Bento, que prometem formar o casal sensação da novela, já registrou a volta do bom e velho “gancho” para prender o público. Sem falar que a animada abertura ao som de Lulu Santos cantando “Toda Forma de Amor” numa versão mixada, meio samba, meio pop, já é um convidativo cartão de apresentação, principalmente para o horário.