domingo, 14 de abril de 2013

“Flor do Caribe”: Laura Cardoso traz frescor e vitalidade que merecem servir de exemplo a elenco jovem da novela das seis da Globo


Laura Cardoso, aos 85 anos, conserva o vigor de uma garota moleca que aparentemente é uma senhorinha comportada, mas está sempre pronta para fazer arte. Foi o que a atriz deixou transparecer na cena de “Flor do Caribe”, novela das seis da Rede Globo, no capítulo que foi ao ar nesse sábado (13), em que sua personagem, a parteira Veridiana, finge ignorar o reaparecimento do neto Candinho (José Loreto) e, depois de agradecer a graça à sua santa de devoção, volta, espia pela porta e comemora o retorno do jovem. Foi mais uma das inúmeras cenas antológicas já feitas pela atriz ao longo de décadas de carreira.

Dona Laura é assim, perfeita na leveza e perfeita no drama, como mais recentemente se viu no remake de “Gabriela”, em que largou um “O senhor é corno, coroné” para o machista Jesuíno interpretado por José Wilker. Ela não deve ser considerada apenas mais uma grande dama da televisão brasileira, ela é a dama absoluta. Em cada personagem incute uma personalidade tão forte e marcante que é quase imperceptível ver a atriz por trás da ficção.

O mais surpreendente é que Laura Cardoso é uma figura forte na vida real, mas sabe ocultar essa fortaleza quando não é necessária em cena. Sua generosidade com as personagens é tamanha que se percebe que a mulher real quase se anula a favor delas. Diferentemente de outras atrizes de sua época que se sobressaem mais por elas mesmas do que pelas personagens em si mesmas.

Laura Cardoso dispensa apresentação. Mas cada personagem que ganha sua interpretação merece ser apresentada com destaque. Em uma trama centrada em jovens sarados e bronzeados, a veterana literalmente rouba a cena e dá exemplo de vitalidade, desenvoltura, talento e paixão pela profissão. E, acima de tudo, dá um exemplo de vida.


Mais Laura Cardoso em:


http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2012/08/gabriela-laura-cardoso-da-show-de.html