quarta-feira, 24 de abril de 2013

“Flor do Caribe”: De origem circense, Luiz Carlos Vasconcelos, tanto quanto Juca de Oliveira e Sérgio Mamberti, vem se firmando como ponto alto da novela das seis


Luiz Carlos Vasconcelos, o Donato de “Flor do Caribe”, ratificou no capítulo dessa quarta-feira (24) o que já era visível desde o começo da novela das seis da Rede Globo: ele e seu personagem são o que há de melhor na trama de Walter Negrão e com direção geral de Jayme Monjardim. Ao se fantasiar de palhaço para reanimar Felipe (Pablo Mothé), seu filho caçula que estava doente, o ator reviveu seus tempos de Intrépida Trupe. Fácil? Não no contexto em que vive Donato, um homem que passou sete anos numa prisão, condenado por um crime que não cometeu, e agora enfrenta todo tipo de rejeição ao tenta refazer sua vida.

A história de Donato é recheada de dramas: ele sofre, mas nunca cobra ter assumido a morte de uma turista em um atropelamento cometido por seu filho mais velho, Hélio (Raphael Viana), que nunca demonstrou a devida gratidão e respeito pelo gesto do pai; após ser solto, sofre o preconceito da sociedade a ex-detentos e não consegue emprego, e, o que dói mais, sofre a rejeição dos filhos menores, Felipe e Marizé (Lívian Aragão), que não o perdoam por ele não ter acompanhado suas infâncias.
Em meio a tantos dramas, Luiz Carlos Vasconcelos teve uma sensibilidade e um tato ao desenvolver a cena em que fez graça para Felipe que não tinham a ver apenas com sua caracterização, com maquiagem e figurinos improvisados de palhaço. O olhar, o gestual e a emoção latente no momento, mesclando graça com densidade, não são para qualquer ator.

Mas Luiz Carlos, apesar de ter a alma circense, que fez parte de sua trajetória ao longo de anos, também tem trabalhos que talvez não tenham lhe dado o devido destaque, mas foram construindo os alicerces para esse momento especial. Como foi o caso do intérprete como o doutor Dráuzio Varela no filme “Carandiru”, no cinema, em 2003, e como Arésio na minissérie “A Pedra do Reino”, de Luiz Fernando Carvalho, em 2007, na Globo. Ao lado de Juca de Oliveira e Sérgio Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos vem se firmando como ponto alto de “Flor do Caribe”.

Mais "Flor do Caribe" em:

http://tvindependentebyelenacorrea.blogspot.com.br/2013/04/flor-do-caribe-laura-cardoso-traz.html