segunda-feira, 4 de março de 2013

“Domingão do Faustão”: Premiação deveria incluir no título “Melhores da Globo”, já que apenas artistas da casa têm direito a concorrer ao troféu atribuído à emissora



Fausto Silva abriu o seu “Domingão do Faustão” desse domingo (3) anunciando como maior atração o resultado do prêmio “Melhores do Ano”, referentes ao ano de 2012, chamado por ele de “a maior premiação da TV brasileira”, que está completando 17 anos. Nada contra valorizar a votação na Rede Globo, mas desde 1970, Silvio Santos apresenta no SBT aquele que ele chama de maior e mais antigo prêmio dedicado a nomes da televisão e da música no Brasil, que é o Troféu Imprensa, criado em 1958 pelo jornalista Plácido Nunes. Enquanto na emissora do dono do baú a premiação foi dividida entre votos dados aos indicados por um jurado formado por 10 jornalistas da área no palco e os mais votados via internet que ganham o Troféu Internet, na Globo os artistas são eleitos através de votos dados pelo pessoal da casa, via telefone ou pelo site oficial do “Domingão”.

Outro detalhe: no SBT, o “Troféu Imprensa” é disputado por profissionais de todas as emissoras, incluindo músicos de qualquer gravadora, enquanto na Globo apenas artistas da casa podem ser eleitos. Se existe essa restrição ao selecionar os concorrentes, soa prepotente essa designação de “maior premiação da televisão brasileira”. Também não é à toa que o homenageado dessa edição que premia os melhores do ano passado seja Roberto Carlos, já que o cantor tem contrato de exclusividade com a emissora. É um Rei que seleciona seus súditos?

De qualquer forma, não é de se estranhar que “Avenida Brasil”, novela escrita por João Emanuel Carneiro e dirigida por Ricardo Waddington, tenha concorrido em praticamente todas as categorias, com exceção de Humor e Música do Ano. Foi, sem dúvida o melhor trabalho de dramaturgia realizado ao longo do ano passado em qualquer emissora.

Nas demais categorias é preciso se exaltar Sandra Annenberg ter superado Willian Bonner e Patrícia Poeta no Jornalismo. Não que Fátima Bernardes faça falta, mas porque sua ausência deu espaço para que outra profissional menos “privilegiada” se sobressaísse. Caso de Annenberg, a jornalista que tem se superado no quesito natural e que não almeja o posto de personalidade da mídia no jornalismo. Algo que fica visível e constrangedor no “tiozinho” Bonner e na tentativa de “garota fantástica” Poeta. Destaque também para o momento fofura de Mel Maia, ao receber o prêmio de melhor atriz mirim por seu trabalho como Rita na infância em "Avenida Brasil". Merecidíssimo.

Na lista de indicados ao prêmio, e vencedores, estavam:

ATOR COADJUVANTE
José de Abreu – Nilo – Avenida Brasil

Juliano Cazarré – Adauto – Avenida Brasil - Vencedor
Marcos Caruso – Leleco – Avenida Brasil
ATOR/ATRIZ MIRIM
Ana Karolina Lannes – Ágata – Avenida Brasil
Luiz Felipe Mello – Junior – Salve Jorge
Mel Maia – Rita – Avenida Brasil -  Vencedora
ATRIZ REVELAÇÃO
Cacau Protásio – Zezé – Avenida Brasil
Débora Nascimento – Tessália – Avenida Brasil
Titina Medeiros – Socorro – Cheias de Charme - Vencedora
HUMOR
Fernanda Torres – Fátima – Tapas & Beijos
Leandro Hassum – Jorginho – Os Caras de Pau
Rodrigo Sant´Anna – Valéria – Zorra Total - Vencedor
ATRIZ COADJUVANTE
Eliane Giardini – Muricy – Avenida Brasil
Isis Valverde – Suelen – Avenida Brasil - Vencedora
Vera Holtz – Lucinda – Avenida Brasil
ATOR REVELAÇÃO
Daniel Rocha – Roni – Avenida Brasil
José Loreto – Darkson – Avenida Brasil
Tiago Abravanel – Demir – Salve Jorge - Vencedor
JORNALISMO
Patrícia Poeta
Sandra Annenberg - Vencedora
William Bonner
ATOR
Cauã Reymond – Jorginho – Avenida Brasil
Marcello Novaes – Max – Avenida Brasil
Murilo Benício –Tufão – Avenida Brasil - Vencedor
MÚSICA DO ANO
Amor de Chocolate – Naldo
Assim Você Mata o Papai– Sorriso Maroto
Camaro Amarelo – Munhoz e Mariano – Dupla Vencedora
ATRIZ
Adriana Esteves – Carminha – Avenida Brasil - Vencedora
Cláudia Abreu – Chayene – Cheias de Charme
Débora Falabella – Nina – Avenida Brasil

Concordar ou discordar com as escolhas em nada muda o resultado. Afinal, grande parte dos votos são dados por eles próprios...